Um dia depois de anunciar a saída de Leonardo Jardim, o Cruzeiro oficializou a chegada de Tite para ser o comandante da equipe em 2026. O treinador se reuniu com seus representantes e dirigentes do clube mineiro na manhã desta terça-feira e assinou contrato por um ano.
Tite, de 64 anos, está sem trabalhar desde setembro de 2024, quando deixou o Flamengo. Esse foi seu único trabalho depois de passar seis anos comandando a seleção brasileira, cargo que deixou depois da Copa do Mundo de 2022. Em 2025 o treinador esteve muito perto de acertar seu retorno com o Corinthians, para substituir Ramón Díaz, mas desistiu após ter uma crise de pânico, optando por ficar afastado para cuidar de sua saúde mental.
Suas maiores conquistas foram justamente no Alvinegro Paulista, clube que comandou em 370 partidas (191 vitórias, 110 empates e 69 derrotas), conquistando a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012, e os Brasileirões de 2011 e 2015, além de outras taças em suas três passagens.
No futebol mineiro, Tite passou pelo arquirrival Atlético em 2005, quando saiu da equipe pouco antes do rebaixamento do Galo para a Série B do Brasileirão. O treinador chegou a dizer, em 2022, que tinha um “senso de dívida” com o time alvinegro de Belo Horizonte.
O Cruzeiro estreia no Campeonato Mineiro no dia 10 de janeiro, enfrentando o Pouso Alegre, no Mineirão. No Brasileirão, que começará no fim de janeiro, o primeiro desafio é o Botafogo, no Rio de Janeiro. A Raposa ainda terá a Copa Libertadores como desafio na próxima temporada, já que terminou em terceiro no último Brasileiro e está garantida na fase de grupos.
Subscrever a nossa newsletter

