Vice-campeã em 2018, a Croácia é mais uma seleção garantida na Copa do Mundo de 2026. A seleção do leste europeu superou as Ilhas Faroé de virada por 3 a 1, frustrou o sonho do país adversário de disputar o primeiro Mundial e se juntou a outras 29 seleções garantidas no torneio em Estados Unidos, México e Canadá.
Algoz do Brasil, a Croácia confirmou a vaga no quarto Mundial consecutivo. A equipe foi ausência na África do Sul em 2010, mas disputou todas as Copas do Mundo posteriores, no Brasil, na Rússia e no Catar, quando tirou a Canarinho nas quartas de finais. A seleção croata é a terceira europeia garantida na Copa e Modric, camisa 10 e capitão da equipe, disputará sua quinta Copa do Mundo (2006, 2014, 2018, 2022 e 2026).
Por outro lado, as Ilhas Faroé perdem a chance de jogar a primeira Copa de sua história. A seleção terminou o Grupo L com 12 pontos atrás de República Tcheca, classificada à repescagem com 13, e da própria Croácia, garantida diretamente na Copa, com 19 somados.
Croácia sai atrás, mas domina depois
A Croácia foi superior desde o apito inicial no confronto, mas saiu atrás do placar. Aos 16 minutos, David recuperou a bola no campo de ataque, logo depois do meio campo, avançou até a entrada e bateu cruzado. A bola ainda resvalou na defesa e matou Livakovic, para morrer no fundo das redes.
Mas o ritmo de Ilhas Faroé não se sustentou e, sete minutos mais tarde, veio o empate. Perisic escapou pela esquerda, avançou até o fundo e cruzou na área, onde a defesa cortou mal. Gvardiol brigou pela sobra, dominou a bola, cortou para a canhota e bateu cruzado, para deixar tudo igual.
Depois de deixar tudo igual, a Croácia passou a mandar no confronto e anotou o segundo tento no começo da etapa complementar. Stanisic foi acionado pela direita e cruzou para Musa na área, que matou no peito e bateu de perna direita, entre as pernas do goleiro, para virar o jogo.
Os croatas colocaram o prego que faltava na tampa do caixão alguns minutos depois, na metade do segundo tempo. Perisic desceu pela esquerda em outra jogada de velocidade e cruzou no segundo poste, onde Vlasic se desmarcou da defesa e completou com o pé direito ao fundo das redes, para confirmar a vaga na Copa.
O algoz mais recente do Brasil em Copas se juntou a França e Inglaterra como as classificadas da Europa. Além delas, outras 27 seleções estão confirmadas na Copa. Confira as 30 seleções:
África do Sul (África)
Arábia Saudita (Ásia)
Argélia (África)
Argentina (América do Sul)
Austrália (Ásia)
Brasil (América do Sul)
Cabo Verde (África)
Canadá (país-sede)
Catar (Ásia)
Colômbia (América do Sul)
Coreia do Sul (Ásia)
Costa do Marfim (África)
Croácia (Europa)
Egito (África)
Equador (América do Sul)
EUA (país-sede)
França (Europa)
Gana (África)
Inglaterra (Europa)
Irã (Ásia)
Japão (Ásia)
Jordânia (Ásia)
Marrocos (África)
México (país-sede)
Nova Zelândia (Oceania)
Paraguai (América do Sul)
Senegal (África)
Tunísia (África)
Uruguai (América do Sul)
Uzbequistão (Ásia)
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter

