O calendário do futebol brasileiro será diferente em 2026, e a Copa do Brasil terá uma mudança extra: a partir do ano que vem, campeão e vice do mata-mata nacional vão ficar com uma vaga na Copa Libertadores. A informação foi divulgada pelo Estadão e foi confirmada pela CBF pouco depois, após discussão no Conselho Técnico da Série A.
Ainda não há uma definição se a vaga do vice será direta para a fase de grupos, como acontece com o campeão, ou para a fase preliminar. Com a alteração, o Brasileirão passaria a ter uma vaga a menos para distribuir. Em 2026 o Brasil terá oito times disputando a Libertadores, sendo seis com vagas diretas e duas para a preliminar.
A Copa do Brasil é o torneio com maior premiação em dinheiro para seu campeão, já que não paga uma cota fixa de participação como o Brasileirão. O campeão de 2025 vai embolsar R$ 77,17 milhões, enquanto o vice embolsará R$ 33,07 milhões, fora o montante recebido por cada uma das fases disputadas.
No ano que vem a competição terá suas cinco primeiras fases disputadas em jogo único, sendo que os times que estão na Série A entrarão apenas na quinta rodada. Enquanto as oitavas, quartas e semifinais serão jogadas em partidas de ida e volta, a grande final será em jogo único, marcada para 6 de dezembro.
Subscrever a nossa newsletter

