A seleção brasileira feminina de futebol encerrou nesta terça-feira, 2, o seu calendário de partidas no ano de 2025. A última impressão foi boa, com uma sonora goleada de 5 a 0 diante de Portugal, em amistoso em Aveiro. O resultado histórico contra uma seleção europeia fez brilhar uma nova protagonista, trouxe um recorde de uma veterana e deu esperanças para a Copa de 2027, a ser disputada no Brasil.
No jogo desta terça, o Brasil não deu chances a Portugal e com menos de 40 minutos já vencia por 3 a 0. Desses gols, a atacante Dudinha, de apenas 20 anos, já tinha contribuído com um gol e uma assistência. Gabi Zanotti, Ludmila, Belinha e Bia Zaneratto também marcaram na goleada.
Bater Portugal por 5 a 0 também foi algo notável historicamente. Em duelo contra seleções da Europa, esse triunfo apenas não foi maior que o de 7 a 0 contra a Grécia, em 2004.
A goleada contra Portugal evidencia um ano de muitos bons momentos da seleção brasileira. Foram 15 jogos, com 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, além de 39 gols marcados e 18 gols sofridos. Mais do que isso, também foi ano de título da Copa América, com brilho da Rainha Marta na decisão contra a Colômbia, de Linda Caicedo.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por oGol (@ogol_oficial)
O dia também foi especial para a meia Gabi Zanotti, que abriu o placar logo aos 2 minutos, e se tornou, aos 40 anos, a segunda jogadora mais velha a marcar um gol pela seleção brasileira. A meia do Corinthians está atrás apenas de Forrmiga, que marcou gol aos 41 anos. Com 45 jogos pela seleção, Zanotti não balançava a rede desde 2016.
Mais do que números, o que dá esperanças é o nível de atuação da equipe comandada por Arthur Elias, que venceu seleções consideradas favoritas para a Copa do Mundo, como a sempre temida seleção dos Estados Unidos, além de Inglaterra, atual campeão da Eurocopa, e Itália, semifinalista na competição europeia.
Nova protagonista?
Uma jovem de 20 anos tomou para si o protagonismo da seleção brasileira. Essa é Dudinha, que em 12 jogos disputados no ano com a Amarelinha contribuiu com 5 gols e 3 assistências. Na artilharia do ano, ela só ficou atrás da centroavante Amanda Gutierres, que marcou 7 vezes e foi essencial no título da Copa América.
Dudinha atua como segunda atacante ou ponta e atualmente joga pelo San Diego Wave, dos Estados Unidos, após ser vendida pelo São Paulo em negociação que não teve o valor revelado. Pelos dois clubes, ela marcou 9 gols e deu 3 assistências em 31 jogos.
Mas Dudinha tem sido a ‘cereja do bolo’ de um conjunto muito forte comandado pelo técnico Arthur Elias, que parece ter encontrado uma equipe-base extremamente competitiva contra qualquer adversário.
Copa do Mundo
Desde que Arthur Elias chegou, imediatamente após a Copa do Mundo de 2023, o Brasil acumula 40 jogos, com 26 vitórias, 5 empates e 9 derrotas, além de 80 gols marcados e 33 sofridos. Nesse período, foi vice-campeão das Olimpíadas, perdendo a final para os Estados Unidos, e conquistou a Copa América.
Essa campanha faz parte do ciclo para a Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil, entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. Pela primeira vez a competição irá acontecer em um país da América do Sul.
O Brasil se mostra competitivo para buscar o título inédito. Em 10 edições de Copa do Mundo, apenas cinco seleções foram coroadas campeãs: Estados Unidos (4x), Alemanha (2x), Noruega, Japão e Espanha.

