Em duelo amistoso de duas seleções classificadas para a próxima Copa do Mundo, o Japão recebeu o Brasil em um importante teste para ambos e de duas etapas bastante distintas.
A seleção saiu na frente com dois gols em boas jogadas na etapa inicial, mas permitiu a reação dos japoneses na etapa completar. O adversário não só reagiu, como virou e venceu a partida pelo placar de 3 a 2.
Seleção abre frente
O confronto entre Japão e Brasil começou com erros de passe e pouca criação. Com uma formação bem modificada em relação ao duelo contra a Coreia do Sul, a seleção chegou pela primeira vez aos nove de jogo. Depois da rebatida de Lucas Beraldo na defesa, Martinelli ficou com a bola pelo lado direito e bateu cruzado para fora.
A equipe japonesa respondeu ao 21 com uma oportunidade bem construída. Ritsu Doan se livrou de dois defensores e encontrou Minamino. O atacante do Monaco arrematou e Ueda surgiu na segunda trave em grande condição, mas desviou ao lado da trave.
O Brasil chegou ao gol logo em seguida, aos 25 minutos, em bela jogada. Bruno Guimarães tabelou com Paquetá e descolou grande passe para Paulo Henrique. O lateral do Vasco pisou na área e bateu de primeira para colocar a seleção em vantagem: Japão 0, Brasil 1.
Aos 30, a Canarinho ampliou em nova grande jogada. De Vini para Paquetá, o meia deu passe em suspensão e Martinelli esperou o quique da bola antes de finalizar de perna esquerdo para o fundo das redes: Brasil 2 a 0.
Colapso da seleção
A etapa completar começou logo com um susto para a seleção brasileira. Aos quatro minutos, a bola chegou até Kamada, que chutou rasteiro. Na linha da pequena área, Paulo Henrique apareceu para afastar.
Dois minutos depois, outro vacilo do Brasil. Fabricio Bruno errou a saída de bola e praticamente deu uma assistência para Minamino. O atacante teve o trabalho apenas de dominar e fuzilar Hugo Souza. Brasil 2, Japão 1.
A jornada para esquecer de Fabricio Bruno ganhou novo capítulo aos 16. Em lance pela direita, Nakamura recebeu cruzamento e bateu de primeira O zagueiro tentou o corte e mandou contra o próprio patrimônio: 2 a 2.
O time do Brasil sentiu o golpe e os japoneses concretizaram a virada aos 25. Ito bateu o escanteio e Ueda subiu totalmente sozinho na pequena área. Japão 3, Brasil 2.
Daí em diante, a seleção pouco ou nada criou. Nem mesmo as entradas de Matheus Cunha e Estêvão mudaram o panorama e o placar não foi mais alterado. Essa foi a primeira vitória do Japão sobre o Brasil em toda a história.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter