Quatro anos depois de se despedir da Série A com a última posição, a Chapecoense está de volta à elite do futebol brasileiro. O time do Oeste Catarinense fez a sua parte na Arena Condá, venceu o Atlético Goianiense por 1 a 0 e aproveitou os tropeços de Criciúma e Goiás para conquistar o acesso na última volta da Série B.
A Chape começou a rodada na sexta posição e, com a vitória, pulou para terceiro, com 62 pontos. Além do time catarinense, o Remo também terminou a Série B dentro da zona de classificação.
Vantagem no apagar das luzes
Chapecoense e Atlético Goianiense entraram em campo com responsabilidades distintas na rodada final da Série B. Enquanto o time catarinense precisava da vitória para seguir com chances de acesso, o Dragão apenas cumpriu tabela já de olho em 2026.
O peso da responsabilidade ficou nítido durante o primeiro tempo com a Chapecoense enfrentando também o nervosismo. O time catarinense tomou a iniciativa, mas empilhou erros simples e encontrou dificuldade para chegar ao ataque.
Mais leve em campo, o Atlético Goianiense ensaiou esfriar a festa dos catarinenses e aproveitou a ansiedade adversária para construir com perigo. No entanto, a Chape conseguiu encaixar uma saída letal no apagar das luzes e trazer alívio à Arena Condá.
Aos 45, Giovanni Augusto desviou cruzamento, Everton se antecipou à marcação e foi derrubado dentro da área. Pênalti. Na cobrança, Walter Clar esbanjou frieza, deslocou o goleiro e colocou a Chapecoense perto do acesso.
Acesso confirmado
A vantagem conquistada deu à Chapecoense o direito de baixar as linhas de marcação no segundo tempo e defender o resultado sofrendo o menor risco possível. O time catarinense evitou a exposição na volta do intervalo, entregou a posse de bola ao Dragão e optou por segurar o placar.
Além da compactação eficiente na marcação, a Chape também valorizou o tempo quando conseguiu levar a bola para o campo de ataque e demorou para definir as suas jogadas, deixando o relógio correr.
Apesar da falta de verticalidade nas idas ao ataque, o time comandado por Gilmar Dal Pozzo continuou sendo mais perigoso. Italo Vargas protagonizou as melhores chances. Na primeira, o atacante arriscou de fora da área e quase marcou um golaço. No lance seguinte, apareceu por trás da marcação e mandou no travessão.
Sem sofrer riscos no segundo tempo, embora a estratégia arriscada, a Chape ficou ainda mais próxima do acesso após a expulsão de Luizão do lado goiano. Com um a mais, o time catarinense fez o tempo correr, colocou um ponto na espera e carimbou o seu retorno para a Série A.
Na categoria o gol do gringo para abrir o placar na Arena Condá!
Chapecoense 1×0 Atlético-GO#VamosChape #NósSomosAChape pic.twitter.com/u9mFwI6Cci
— Chapecoense (@ChapecoenseReal) November 23, 2025
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.

