A fase de liga da Liga dos Campeões Feminina tem início marcado para esta terça-feira. A principal competições feminina de clubes da Europa começa, claro, com brasileiras em campo. São, no total, 11, espalhadas por cinco equipes.
Só em Madri, capital espanhola, são seis brasileiras, que rivalizam entre Atlético e Real. Duas defendem o Benfica, duas o PSG e uma atua no Lyon, também na França.
Assim como a competição masculina, a Champions Feminina é disputada com uma primeira fase de liga. Cada time joga seis vezes com seis adversários diferentes, com metade dos jogos em casa, e metade fora. Os quatro primeiros colocados avançam direto para as quartas de final, enquanto quem ficar entre quinto e 12º vai disputar uma fase de playoffs.
Nesta terça, teremos quatro duelos, com destaque para Arsenal x Lyon e Barcelona x Bayern de Munique às 16h. A abertura será entre Juventus x Benfica às 13h45 (todos os horários de Brasília).
Yasmin – Real Madrid© Real MadridTetracampeã da Libertadores com o Corinthians, Yasmin disputa a sua segunda Liga dos Campeões pelo Real Madrid. A lateral foi contratada em janeiro e soma 20 partidas pelo clube espanhol, entre elas os dois jogos de playoffs contra o Eintracht Frankfurt, que confirmaram a vaga na fase principal.
Pela seleção, Yasmin é medalhista de prata em Paris e foi titular na campanha do título da Copa América em julho.
Antônia – Real Madrid© Real MadridHá sete temporadas no futebol espanhol, Antônia é uma das referências defensivas do Real Madrid. A lateral tem sofrido com lesões neste início de temporada e ficou de fora dos playoffs da Champions.
Com a Amarelinha, Antônia completou 50 jogos na Copa América e contabiliza uma medalha de prata na Olimpíadas e uma disputa de Copa do Mundo.
Lauren – Atlético de Madrid© Atlético MadridAos 23 anos, Lauren é mais uma defensora da Amarelinha com destaque na Espanha. A zagueira chegou na Europa em 2021, passou pelo Madrid CFF e atuou nos Estados Unidos, antes de ser contratada pelo Atlético no ano passado.
Revelado no São Paulo, a brasileira é titular absoluta no time colchonero e soma 44 jogos pelo Atleti.
Nycole Raysla – Benfica© FPFNycole Raysla chegou no Benfica em 2019, após disputar o Brasileirão pelo Minas Brasília. Era a primeira temporada das Encarnadas na elite, que terminaram na liderança, embora o campeonato tenha sido paralisado por conta da pandemia da Covid-19. Nycole terminou a temporada com 17 gols em 18 jogos, a melhor marca dela no futebol português. Desde então, a brasileira foi pentacampeã nacional e conquistou ainda seis Copas e três Supercopas.
Ana Vitória – Atlético de Madrid© Atlético MadridMais experiente entre as brasileiras do Atlético de Madrid, Ana Vitória tem apenas 25 anos e acumula mais de sete temporadas na Europa. A meia, com passagem pelo Corinthians e Mixto, foi contratada pelo Benfica em 2018 e, no seu primeiro ano na Europa, marcou 20 gols em 20 jogos.
Ana Vitória se despediu das Águias com 69 bolas nas redes em cinco temporadas e foi contratada pelo PSG, antes de chegar ao Atléti. Pela seleção, a jogadora é medalhista olímpica, mas ficou de fora da última Copa América.
Clarinha – Benfica© SL BenficaClarinha é companheira de Nycole no Benfica, mas está apenas começando a escrever sua trajetória no futebol. A atacante, de apenas 19 anos, tem dupla nacionalidade, já foi convocada para as seleções de base no Brasil, mas fez toda a formação em Portugal e chegou ao Benfica ainda aos 13 anos. Clarinha estreou com gol no profissional das Encarnadas em 2022, em goleada de 17 a 0 contra o Moreirense, pela Taça de Portugal. Na última temporada, fez apenas dois jogos e espera receber mais chances na atual. Quem sabe ainda estrear na Champions…
Gio Garbelini – Atlético de Madrid© Atlético MadridTalento brasileiro exportado cedo para a Europa, Gio Garbelini chegou ao Atlético de Madrid ainda adolescente. A atacante passou por Madrid CFF, Barcelona, Levante, Everton e Arsenal, antes de retornar aos Colchoneros na temporada passada. No retorno à Madri, Gio anotou oito gols e seis assistências em 35 jogos. Na seleção, a jogadora fez parte do ciclo olímpico em 2020, com Pia Sundhage, e retornou neste ano para a campanha vitoriosa da Copa América.
Belinha – PSG© Divulgação Isabela, ou Belinha, já passou por São José, Chapecoense, Internacional, Corinthians e Cruzeiro no Brasil. Mas não se engane: a lateral tem apenas 24 anos. Após destaque ano passado pelas Cabulosas, Belinha foi contratada pelo PSG e estreou na Liga Francesa no atropelo que o time sofreu para o Lyon (6 a 1). Espera ter uma estreia diferente na Liga dos Campeões…
Vitória Yaya – PSG© Divulgação/PSGOutro reforço brasileiro do PSG é Vitória Yaya. Cria do Centro Olímpico, a volante, de 23 anos, fez boas temporadas em São Paulo e Santos antes de ser campeã do Brasil e da América no Corinthians. Yaya, por sinal, foi também campeã da Copa América com a seleção este ano. Ainda sem estrear no PSG, espera ser protagonista na temporada.
Tarciane – Lyon© Getty / A zagueirona Tarciane saiu do Corinthians em 2024 como maior venda da história do futebol feminino brasileiro, à época negociada com o Houston Dash, da NWSL. A defensora chegou ao Lyon em 2025 e fez parte da campanha do título francês na temporada passada. Ficou no banco em todos os jogos do time na Liga dos Campeões passada, e espera estrear na nova temporada da competição.
Luany – Atlético de Madrid© Atlético MadridRevelada no Fluminense e destaque no Grêmio, Luany é responsável por dois dos três gols marcados pelo Atlético de Madrid nos playoffs da Champions. A atacante de 22 anos chegou aos Colchoneros na temporada passada, após deslanchar na Europa pelo Madrid CFF. Em três anos na Espanha, a joia soma 27 participações em gols (15 gols e 12 assistências) em 61 jogos.
Subscrever a nossa newsletter