Pior defesa da Liga dos Campeões, pior defesa da Bundesliga e pior defesa entre as cinco principais ligas da Europa. O Eintracht Frankfurt está distante das últimas posições nas competições em que disputa, mas não consegue decolar por conta da fragilidade defensiva.
Na última quarta-feira (23), o clube alemão sofreu mais uma derrota pesada na Liga dos Campeões e foi goleado por 5 a 1 pelo Liverpool, em casa. Ainda pela Champions, o Frankfurt já havia sofrido um revés na rodada passada em Madrid, perdendo pelo mesmo placar para o Atlético.
Em 11 jogos na temporada, a zaga do Eintracht vazou 29 vezes e tem a pior defesa das grandes ligas europeias em média de gols e em números absolutos.
Na comparação nesta arrancada de temporada, o Nottingham Forest, 18° colocado na Premier League, é o clube que mais se aproxima dos alemães, com 23 gols sofridos. Seguido por Nice (22), West Ham (21), Leverkusen (21), Metz (20), Lorient (19), Girona (19) e Monaco (19).
Apesar de ter entrado em campo em mais oportunidades do que os rivais nesta comparação, o Frankfurt também carrega a pior média de gols entre todos os clubes das cinco grandes ligas. Com 11 partidas disputadas na atual temporada, a equipe alemã tem média de 2,63 gols/partida, superando o Metz com 2,5 gols/partida (20 gols em 8 jogos) e West Ham 2,33 gols/partida (21 gols em 9 jogos).
Piores médias de gols sofridos:
Times
Gols Sofridos
Média
Liga
Eintracht Frankfurt
29 gols em 11 jogos
2,63
Bundesliga
Nottingham Forest
23 gols em 11 jogos
2,09
Premier League
West Ham
21 gols em 9 jogos
2,33
Premier League
Metz
20 gols em 8 jogos
2,5
Ligue 1
Lorient
19 gols em 8 jogos
2,3
Ligue 1
Girona
19 gols em 9 jogos
2,1
La Liga
Werder Bremen
17 gols em 8 jogos
2,1
Bundesliga
Borussia M´gladbach
17 gols em 8 jogos
2,1
Bundesliga
Poder ofensivo evita o pior
Mesmo com números defensivos de candidato a rebaixamento, o Frankfurt faz uma temporada regular nas competições em que disputa. Enquanto os sete clubes citados anteriormente estão afundados ou povoam a zona de rebaixamento em suas ligas, o Eintracht conta com a força do poder ofensivo como antídoto para o caos na defesa.
Em 11 jogos, o clube alemão marcou 31 gols e vem evitando um problema maior na temporada. A falta de equilíbrio entre os números defensivos e ofensivos é representado nos placares desequilibrados na temporada.
Pela Liga dos Campeões, curiosamente, todas as partidas do Frankfurt terminaram com o mesmo placar: 5 a 1. Na estreia, o clube alemão goleou o Galatasaray, mas nas rodadas seguintes acabou punido com a mesma eficiência por Atlético de Madrid e Liverpool.
Já na Bundesliga, o Eintracht sofreu 13 gols nas últimas quatro rodadas, mas nem todos os jogos representaram derrotas. Diante do M´gladbach, a equipe esteve vencendo por 6 a 0, mas nos 15 minutos finais sofreu quatro gols e protagonizou um surpreendente 6 a 4.
Mesmo com a imprevisibilidade a cada partida, o Frankfurt tem o poder ofensivo com trunfo para impedir uma temporada desastrosa. No campeonato alemão, o clube ocupa a sétima posição e está a um ponto da zona de classificação para as competições europeias. Na Champions, a goleada na estreia mantém o clube em 22°, dentro da zona de classificação para a fase de playoffs.
Embora os números negativos, o time comandado por Dino Toppmöller se tornou um atrativo nesta temporada por conta da sua instabilidade, podendo a qualquer momento protagonizar uma goleada ou ser amassado pelo seu adversário.