Carlos Vinícius, ou “Vini da Pose”, é o novo homem-gol do Grêmio na reta final da temporada. É muito pelos gols do atacante, de 30 anos, que o Imortal afastou totalmente o perigo do rebaixamento e praticamente confirmou a permanência na Série A para o próximo ano.
Contratado ao fim de julho, Carlos Vinícius se tornou a principal opção para o comando de ataque do Imortal com a lesão de Martin Braithwaite em setembro. E o desempenho vem superando as expectativas dos torcedores: em sete jogos até aqui, o jogador estufou as redes seis vezes.
Vini da Pose comanda o ataque
Depois de terminar o Brasileirão de 2024 na 14ª colocação, o Grêmio prometeu que as coisas seriam melhores em 2025, mas a verdade é que isso não aconteceu. Vice-campeão no Gaúchão, o clube conviveu em todo o ano com o meio da tabela no Campeonato Brasileiro e se despediu precocemente de Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.
Com uma extensa lista de lesões e colecionando más atuações, a diretoria gaúcha foi ao mercado de transferências em busca de reforços. Nomes como Willian, Arthur, Balbuena, Marcos Rocha e Carlos Vinícius chegaram a Porto Alegre para ajudar a melhorar a situação gremista no Brasileirão.
Porém, alguns desses já sofreram com lesões, como são os casos de Willian, Balbuena e Marcos Rocha, enquanto Arthur e Carlos Vinícius aproveitaram as lacunas para se fixarem na escalação titular. E pode-se dizer que não foi só uma substituição, mas sim uma melhora significativa, com destaque ao atacante.
Titular pela primeira vez no duelo contra o Sport, na 19ª rodada em agosto, “Vini da Pose”, apelido que recebeu ainda nos primeiros passos da carreira, passou três jogos em branco até desencantar com a camisa gremista. Dali em diante, ele não parou mais de marcar: são seis gols nos últimos quatro jogos, sendo um contra o Inter, dois contra o São Paulo e, mais recentemente, três contra o Juventude.
Com esses tentos anotados, Carlos Vinícius já se tornou o vice-artilheiro do Tricolor Gaúcho na temporada, só atrás de Braithwaite, com 15 gols. Quando o assunto é o Campeonato Brasileiro, ambos estão empatados na artilharia da equipe, com seis tentos anotados.
Na tarde do último domingo (26), o Imortal recebeu o Juventude e contou com a alta precisão do camisa 95 para vencer o duelo. O atacante finalizou quatro vezes, sendo três a gol, e marcou três vezes, os três tentos do Grêmio no duelo.
Carlos Vinícius parece ter encontrado a estabilidade que tanto procurava no Grêmio. Desde que saiu do Brasil em 2017, quando deixou o Grêmio Anápolis, o jogador passou uma temporada completa em apenas duas equipes, no Benfica e no Fulham. No Velho Continente, o atacante defendeu oito clubes diferentes.
E, desde a temporada 21/22, quando jogou pelo PSV no futebol holandês, Vini da Pose não marcava seis gols ou mais por uma mesma equipe. A última vez foi no próprio clube de Eindhoven, quando estufou as redes sete vezes em 26 jogos.
Subscrever a nossa newsletter

