A Premier League, considerada por muitos a liga nacional de maior valor técnico do mundo, virou palco para um brasileiro brilhar. Mais de um ano depois de ser contratado por valor recorde pelo Brentford, o centroavante Igor Thiago mostra sua veia artilheira e faz início de destaque na temporada 2025/26. Tudo isso depois de superar uma lesão gravíssima.
Igor Thiago tem 24 anos, foi revelado pelo Cruzeiro e em junho de 2024 viveu o grande sonho da carreira ao ser contratado por um clube da Premier League. Na época, ele foi comprado por 30 milhões de libras (cerca de R$ 218 milhões na época) depois de uma temporada de enorme destaque pelo Club Brugge, da Bélgica (foram 29 gols).
Mas nem tudo correu como esperado para Igor Thiago, que sofreu uma lesão no menisco depois de marcar dois gols durante a vitória do Brentford contra o AFC Wimbledon, em um amistoso em 20 de julho. O brasileiro retornou aos gramados apenas em novembro, mas depois de quatro jogos voltou a ficar de fora após sofrer uma infecção nas articulações.
“Não sei como isso aconteceu, mas infelizmente aconteceu. Nós cuidaremos disso, mas não sei quanto tempo levará. Igor tem tido muito azar. O risco de ter uma infecção articular é muito, muito pequeno. Mas aparentemente acontece o oposto quando você é um jogador do Brentford. Em vez de uma chance de dois por cento, é uma chance de 98 por cento”, disse chateado Thomas Frank, técnico do Brentford na temporada passada e hoje no Tottenham.
A volta por cima
Com tantos problemas em um ano, Igor Thiago fez apenas 8 jogos na sua temporada de estreia pelo Brentford. Clube e jogador se prepararam para fazer com que a temporada 2025/26 fosse melhor e isso está acontecendo.
Já na estreia da Premier League, Igor Thiago tirou o peso do primeiro gol pelo Brentford e teve motivos para comemorar mesmo com a derrota para o Nottingham Forest. Nos três jogos seguintes da temporada, mais dois gols, contra Bournemouth e Sunderland.
Mas a temporada de Igor Thiago ganhou novos olhares com os dois gols marcados diante do Manchester United, primeira vez que marcou contra um time do Big-Six da Inglaterra. E não foram quaisquer gols. No primeiro, recebeu lançamento longo, sustentou contra o defensor no corpo e acertou um lindo chute de canhota no alto. No segundo, deu um belo passe de peito após chutão da zaga e depois apareceu como oportunista no rebote.
“you need to fail to succeed” ????
Igor Thiago talks through his first goal against Manchester United ???????? pic.twitter.com/XiuizF4Y7o
— Brentford FC (@BrentfordFC) September 29, 2025
Igor Thiago se tornou apenas o quinto jogador brasileiro a marcar dois gols no Manchester United em uma mesma partida de Premier League. Outros que alcançaram esse feito foram Juninho Paulista, Afonso Alves, Lucas Moura e Roberto Firmino.
Após a partida contra os Diabos Vermelhos, o técnico Keith Andrews, que era auxiliar na temporada passada e substituiu Thomas Frank, rasgou elogios a Igor Thiago em um relato comovente sobre a volta por cima.
“Altruísta. Acho que é a primeira coisa que vem na minha cabeça (sobre Igor Thiago). Sempre coloca o time na frente, às vezes em detrimento da própria performance. Ele é um jogador de time. Está ganhando ritmo agora, confiança, está mostrando o que é e o motivo de o clube tê-lo trazido. Ele teve uma temporada passada difícil, com muitas lesões, mas ele é um jogador muito forte. Foi muito importante no nosso vestiário temporada passada, Tem uma personalidade muito positiva”, disse o treinador.
Keith Andrews ainda apontou Igor Thiago como um exemplo para os mais jovens jogadores do clube. “Ele é um atacante, ele quer de fato é marcar gols, e é bom vê-lo fazer gols. Ele é um exemplo para os atacantes jovens em termos de posicionamento, de onde se colocar para marcar. Estou muito feliz por ele”, completou.
Nesta segunda-feira, 20, Igor Thiago abriu o placar da vitória do Brentford por 2 a 0 contra o West Ham. Ele ainda teve um gol anulado. A comemoração do seu gol foi especial, indo diretamente ao encontro de Keith Andrews para abraçá-lo.
Igor Thiago went straight over to @BrentfordFC head coach Keith Andrews to celebrate after scoring the opening goal ???? pic.twitter.com/HblU7Kfj4U
— Premier League (@premierleague) October 20, 2025
O brasileiro soma 5 gols em 8 jogos disputados na Premier League e está entre os artilheiros da competição, atrás apenas de Erling Haaland (11 gols) e Antoine Semenyo (6 gols). Assim como o brasileiro, Jean-Philippe Mateta também foi às redes cinco vezes.
Artilheiro brasileiro na Europa
Os cinco gols marcados na Premier League e os seis na temporada colocam Igor Thiago como o jogador brasileiro com mais gols entre aqueles que disputam as principais ligas da Europa.
Na Espanha, jogadores como Vinícius Júnior e Raphinha, peças importante da seleção brasileira, somam 5 gols e 3 gols, respectivamente na temporada. Na França, Alemanha e Itália nenhum brasileiro se destaca pela veia artilheira.
Igor Thiago também tem início de temporada melhor do que o de atacantes recentemente convocados por Carlo Ancelotti para seleção brasileira e que também atuam na Premier League. Até aqui, Igor Jesus soma 4 gols, Richarlison marcou 3, João Pedro fez 2 e Matheus Cunha ainda não balançou a rede pelo Manchester United.