O Brasil entrou em campo já classificado para a próxima fase do Mundial sub-17, que acontece no Catar. Depois das goleadas sobre Honduras e Indonésia, o time de Dudu Patetuci sofreu mais do que esperava, mas conseguiu buscar um empate em 1 a 1 com a Zâmbia que valeu a liderança do Grupo H.
As duas seleções fecharam a primeira fase com sete pontos, mas o time brasileiro levou vantagem nos critérios de desempate. Agora as equipes vão aguardar o complemento da última rodada, que acontece nesta terça-feira (11), para a definição dos confrontos que acontecerão já no sistema de mata-mata com os dois primeiros colocados de cada um dos grupos e os oito melhores terceiros colocados.
Gol bizarro para abrir o placar
O Brasil mostrou sua pior versão no Mundial no primeiro tempo. Foi um time com muita dificuldade para sair da defesa em jogo apoiado, apostando muito na ligação direta. Sem sucesso.
Zâmbia abriu o placar aproveitando uma bobeira da zaga brasileira em lance bizarro. Kalimina cobrou escanteio fechado na área, Arthur Ryan, que estava na primeira trave, deu um passo adiante e tirou o corpo para deixar a bola passar, e ela acabou no fundo da rede…
Logo na sequência, Kalimina fez boa jogada pela canhota e deixou para a conclusão de Nyirongo, que parou em João Pedro. Os africanos ficavam bem à vontade em campo e a única boa chance brasileira veio perto do intervalo, com Dell recebendo cruzamento de Kayke e finalizando para a defesa de Chitambala.
Pressão dá resultado
Na segunda metade do jogo o time brasileiro começou com dificuldades no terço final do campo, tendo controle da bola, mas não conseguindo finalizar. Só que, passados 15 minutos, a pressão começou a surtir efeito e as primeiras oportunidades surgiram com uma finalização de Tiaguinho, outra com Felipe Morais, e então com Dell, que acabaram errando o alvo.
Chitambala também aparecia para frustrar os jogadores brasileiros, como no chute cruzado de Felipe Morais, aos 22 minutos, que parou na boa defesa do goleiro da Zâmbia. Aos 31 foi a vez de Kayke acionar Ruan Pablo quase na pequena área, mas a finalização mais uma vez parou no zambiano.
Aos 36, contudo, o goleiro mandou todo seu esforço por água abaixo. Ângelo avançou pela direita e cruzou para a área, Chitambala saiu mal e Dell só teve o trabalho de colocar de cabeça no fundo do gol vazio.
Logo depois da igualdade foi a vez do goleiro brasileiro ter que trabalhar bastante. Primeiro João Pedro impediu que o erro da defesa terminasse em gol de Nyirongo, que finalizou com muita liberdade. Depois, na cobrança de escanteio, o goleiro brasileiro mostrou estar ligado para evitar que Kalimina fizesse mais um gol olímpico.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter

