O Brasil, pela terceira vez consecutiva, mostrou a sua soberania no futebol diante da Argentina em uma decisão. Na reedição da última decisão de Copa do Mundo, a Amarelinha pesou novamente e a seleção brasileira derrubou os Hermanos na final da Copa América.Veja TambémBrasil derruba a Argentina no último minuto e conquista o 12° título da Copa América
Neste domingo, em Luque, a seleção comandada por Marquinhos Xavier buscou a vitória no minuto final e venceu por 2 a 1, com um gol de João Victor, conquistando o 12° título da Copa América.
Decisão com cara de clássico
Para a decisão contra a Argentina, Marquinhos Xavier precisou novamente mexer no seu quarteto inicial por conta da lesão de Cléber. Em contrapartida, o treinador da seleção contou com o retorno de João Victor, após cumprir suspensão.
Em quadra, o Brasil buscou ter a posse e apostou nas tramas com os pivôs para finalizar contra a meta rival. A Argentina respondeu com verticalidade e também exigiu de Matheus Assunção.
Apesar do bom início, novamente a Canarinho conseguiu inaugurar o placar apenas depois das primeiras mudanças. Aos oito, Rocha recebeu na referência, travou uma batalha com a marcação e escorou com açúcar para João Victor. De frente para o goleiro argentino, o fixo campeão mundial mostrou frieza e abriu o placar.
Após a desvantagem, a Argentina cresceu e aumentou o perigo contra a meta brasileira, principalmente nas bolas paradas. Na melhor chance, Matías Rosa pegou de primeira e acertou as duas traves, mas não empatou.
Emoção até o último minuto
Na volta para o segundo tempo, o Brasil esfriou a partida e evitou se expor, mas a necessidade da Argentina em buscar o empate deixou o jogo aberto.
As chances foram mais raras durante o segundo e ficaram resguardadas apenas para os minutos finais. Faltando cinco, a Argentina entrou com o goleiro-linha e deixou o jogo tenso. Aos 18, a bola entrou com espaço para Matías Rosa, que encheu o pé cruzado e superou Matheus, deixando tudo igual.
A torcida cresceu e os hermanos sentiram em quadra. A Albiceleste teve a chance de liquidar o Brasil no lance seguinte, mas Claudino desperdiçou chance mano a mano com o goleiro brasileiro.
Embora o momento delicado, o Brasil mostrou coragem e personalidade para buscar o título sem depender da prorrogação. No minuto final, Dyego chamou a responsabilidade, chamou a marcação argentina e acertou um chute que desviou no meio do caminho, parando no fundo do gol.
De volta à liderança no placar, a seleção brasileira não deixou mais o título escapar e segurou com êxito a vantagem que garantiu o 12° título da Copa América.
O gol do título ???? pic.twitter.com/1p2RQo7aMc— CONMEBOL Copa América™ POR ???????? (@copaamerica_POR) February 1, 2026
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter

