Na última semana o Red Bull Bragantino não conseguiu bater o recorde do Paulistão depois de sofrer o primeiro gol da equipe na temporada, mas as coisas seguem muito bem para o time do interior paulista. Com a vitória sobre o Atlético Mineiro ontem (04), na segunda rodada do Brasileirão, o Massa Bruta igualou o melhor início de ano desde o histórico time do começo dos anos 1990.
Em 1991 o Bragantino chegava com o status de campeão do Paulistão de 1990 e com as quartas de final do Brasileirão daquele ano. A “Linguiça Mecânica”, como foi apelidada, viveria mais um ano histórico sob o comando de Carlos Alberto Parreira, e começou com oito jogos de invencibilidade, um fato que só se repetiria justamente agora, 35 anos depois.
Mas o time de Vagner Mancini tem uma vantagem sobre aquele trabalho de Parreira: uma campanha melhor. Em 1991 foram três vitórias e cinco empates nos primeiros oito jogos, com 12 gols marcados e cinco gols sofridos. Em 2026 são cinco vitórias e três empates, com os mesmos 12 gols marcados e apenas um sofrido.
Inspiração no passado?
Não há dúvidas que toda a cidade de Bragança Paulista se orgulha do feito na década de 1990. Além de Parreira, a equipe de 1991 tinha Mauro Silva no elenco, jogador que faria dupla com o treinador na seleção brasileira campeã da Copa do Mundo três anos depois.
Naquele Brasileirão foram apenas duas derrotas na primeira fase, sendo que a primeira veio na nona rodada e surpreendeu todo mundo: foi contra o então lanterna Sport. Na rodada seguinte, revés diante do São Paulo de Telê Santana, time que voltaria a encontrar na decisão do campeonato: derrota por 1 a 0 no Morumbi, empate sem gols em casa e um vice-campeonato memorável.
Vai melhorar a marca?
Se foram oito jogos de invencibilidade naquela época, o Red Bull Bragantino pode superar aquele grupo neste domingo (08). A equipe volta a campo pelo Paulistão, fora de casa, para encarar o Velo Clube, às 18h30 (de Brasília).
O Massa Bruta, contudo, terá que evitar uma coincidência: se em 1991 o primeiro algoz foi o ameaçado Sport, o Velo hoje é o 15º colocado no Paulista, correndo sério risco de rebaixamento.

