Na abertura da 35ª rodada da Série A, o Botafogo recebeu o Grêmio que poupou titulares, dominou no primeiro tempo, sofreu na reta final, mas venceu por 3 a 2. O resultado garantiu o Libertadores na Libertadores de 2026, ainda que jogue a fase preliminar.
Com sete jogos de invencibilidade, o Botafogo ocupa a 5ª posição do Brasileirão, com 60 pontos conquistados. Já o Grêmio, com 43 pontos, é o 12º colocado e ainda briga contra o rebaixamento.
Botafogo começa forte
O início de jogo do Botafogo foi forte, dominando as ações ofensivas desde os primeiros minutos e já acelerando no ataque. Depois de lances perdidos por capricho, o Alvinegro conseguiu ser fatal aos 15 minutos, quando Savarino recebeu na área, bateu com estilo e acertou o travessão. O lance seguiu, Artur finalzou, Volpi não segurou e Cuiabano só completou em cima da linha para o fundo da rede.
Ainda com o Grêmio tonto, o Botafogo deu o segundo golpe de maneira imediata. Aos 19, em contra-ataque fatal puxado por Danilo, Artur recebeu em velocidade, entortou o defensor na área e bateu no cantinho para ampliar o marcador.
Com o placar bastante adverso, o Grêmio tentou ter a bola e pressionar nos minutos seguintes, mas não criou nada. O Botafogo seguiu melhor em campo e encontrando mais espaços no ataque. Aos 31, Savarino foi lançado pela esquerda, dominou bem e soltando a pancada para o lado de fora da rede. Aos 35, Newton arriscou de fora da área, a bola desviou no caminho e passou perto da meta.
Somente aos 37, o Grêmio foi ter uma chance clara de gol. Após bola alçada na área, a zaga do Botafogo errou e a sobra foi de André Henrique, que matou no peito na marca do pênalti, mas chutou por cima. Aos 43, a primeira boa jogada construída, mas André Henrique chutou fraco e faciltou para o goleiro Lèo Linck.
Aflição até o último minuto
O segundo tempo já começou com gol do Grêmio e promessa de emoção na partida. Aos 4, Pavón, que tinha acabado de entrar, cruzou com perfeição na direita e André Henrique cabeceou na pequena área para o fundo da rede. O empate quase saiu aos 13, quando Cristaldo bateu colocado de fora da área em rápido ataque e Léo Linck salvou em grande defesa.
O Botafogo assustou no segundo tempo com Marlon Freitas, que chutou rasteiro de longa distância e Volpi foi no cantinho espalmar. Aos 17, em contra-ataque do Glorioso, Artur fez fila e serviu Savarino, que caiu em disputa com Marcos Rocha. O pênalti foi marcado, mas anulado minutos depois em revisão do VAR.
O terceiro gol do Botafogo quase saiu aos 25, quando Artur fez bela jogada, cruzou com perfeição e Arthur Cabral cabeceou a bola bem perto do travessão. Do outro lado, na busca pelo empate, o Grêmio tirou do banco de reservas jogadores importantes que foram poupados para a partida, como o centroavante Carlos Vinicius.
O duelo esteve equilibrado, mas com o Botafogo mais incisivo. Cuiabano quase marcou um golaço em jogada individual, mas Volpi fez grande defesa. No lance seguinte, cobrança de escanteio, cabeceçada de David Ricardo para segunda trave e Fernando Marçal completou de cabeça para estufar a rede. 3 a 1.
O terceiro gol do Botafogo foi um balde de água fria para o Grêmio. Mas ainda deu tempo de deixar o jogo animado. Aos 45, Pavón foi lançado mais uma vez pela direita, cruzou rasteiro e Carlos Vinicius completou completamente livre para marcar. O Tricolor foi com tudo para o abafa e no último minuto, Carlos Vinicius teve a chance do empate, mas chutou cruzado e apenas perto da trave. Alívio para o Alvinegro.
Veja os eventos da partida no minuto a minuto de ogol.com.br.
Subscrever a nossa newsletter

