A Copa do Mundo de 2026 conheceu nesta quinta-feira (9) a 20ª seleção classificada. Nas Eliminatórias da África, a Argélia buscou a vaga fora de casa e, após 12 anos, garantiu o seu retorno ao Mundial.
Pela penúltima rodada, a seleção argelina visitou a Somália e venceu, com tranquilidade, por 3 a 0. Riyad Mahrez anotou um dos gols da vitória, enquanto Mohamed Amoura abriu e fechou o placar.
Na campanha da classificação para o Mundial, o atacante Wolfsburg foi o principal artilheiro, com sete gols marcados em nove jogos. Na trajetória, os Guerreiros do Deserto venceram sete jogos, empataram um e sofreram apenas uma derrota.
A Argélia volta à Copa do Mundo após ficar de fora nas edições da Rússia, em 2018, e Qatar, em 2022. A última participação da seleção africana aconteceu em 2014, no Brasil, quando caiu nas oitavas de finais para a Alemanha. Esta será a quinta participação em Mundiais, somando as presenças em 1982, 1986, 2010 e 2014.
Com a classificação argelina direta para o Mundial, a situação do grupo G ficou praticamente definida. Na última rodada, Uganda ainda tentará buscar uma das vagas nos playoffs, entre os melhores segundos colocados.
A Argélia é a quarta seleção africana confirmada na Copa do Mundo, ao lado de Egito, Marrocos e Tunísia. Nesta sexta-feira, Senegal e Costa do Marfim também terão a oportunidade de conquistar a vaga com uma rodada de antecedência.
A Copa do Mundo tem 20 confirmadas, são elas: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai (América do Sul), Austrália, Coréia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão (Ásia), Canadá, Estados Unidos e México (América do Norte/país-sede), Marrocos, Egito, Tunísia e Argélia (África) e Nova Zelândia (Oceania).
L’Algérie retrouve la Coupe du Monde ????????????#FIFAWorldCup pic.twitter.com/UVjTlol0ha
— Coupe du Monde de la FIFA ???? (@fifaworldcup_fr) October 9, 2025