Que Fábio é um dos principais goleiros do futebol brasileiro já é um fato há mais de 20 anos. Mas o veterano goleiro, aos 45 anos de idade, segue na ativa e batendo recordes em sequência. Na atual temporada, ele foi presença garantida e pilar de um Fluminense que teve uma temporada longa, participando de cinco competições (e indo longe em todas).
Fábio foi o único jogador que disputou todos os minutos da sua equipe na Série A do Campeonato Brasileiro, atuando em 38 partidas. O goleiro Gabriel Brazão, do Santos, também esteve em campo todos os jogos, mas precisou ser substituído durante uma das partidas. Outros destaques foram o goleiro Rossi, do Flamengo (37 jogos), o zagueiro Jemmes e o meia Danielzinho, do Mirassol, também com 37 cada.
Vale lembrar que Fábio é, de maneira disparada, o jogador com mais partidas na história do Campeonato Brasileiro. São 743 jogos, quase 200 a mais que o segundo colocado Rogério Ceni (574). A lista segue com nomes de aposentadores como Léo Moura (497) e Diego Souza (472). Cássio, com 449 partidas, é o próximo jogador ainda em atividade a surgir.
A temporada de Fábio não chama atenção somente no Campeonato Brasileiro. O goleiro veterano terminou o ano com incríveis 74 partidas disputadas. A contagem de jogos de Fábio é dividida da seguinte maneira: Série A (38), Campeonato Carioca (12), Copa do Brasil (10), Copa Sul-Americana (8), Mundial de Clubes da Fifa (6).
Mais do que isso, Fábio também viveu a sua temporada com mais jogos em toda a sua carriera – que começou em 1997. Antes de 2025, a temporada de mais jogos de Fábio na carreira havia sido em 2003, quando disputou 68 partidas com a camisa do Vasco. Em 2005 e 2014, pelo Cruzeiro, ele fez 67 partidas. O mesmo número foi repetido em 2023, já pelo Fluminense.
No total, Fábio disputou 74 das 79 partidas do Fluminense na temporada (o que representa 93,67% dos jogos). Além disso, o jogador de 45 anos também teve bons números no geral, já que sofreu 63 gols, média de 0,85 gol por jogo. Mesmo na queda recente na semifinal da Copa do Brasil diante do Vasco o goleiro foi destaque.
O alto nível de Fábio ainda é evidente e ele deve seguir como titular do Fluminense na temporada seguinte, já que renovou o seu contrato até o final de 2026. Neste próximo ano, o goleiro alcançará a marca de 1.400 jogos na carreira (hoje tem 1.396) e deve aumentar ainda mais os seus recordes. Ainda joga…e contando.
Subscrever a nossa newsletter

