O Palmeiras disputa neste sábado, 28, contra o Flamengo, a final da Libertadores da América. Essa será a terceira final do clube sob o comando do técnico Abel Ferreira, a segunda diante do Rubro-Negro Carioca. Em entrevista coletiva na véspera do confronto, o treinador português foi mais emocional, se declarou á torcida do Verdão e ainda indicou surpresas no time titular.
“É uma final, o grosso nos conhecemos, mas será definido por detalhes, onde cada peça pode jogar. O treinador do Palmeiras gosta de jogadores que atuam em várias posições. A surpresa pode ser essa, a dinâmica dos jogadores. Amanhã (sábado) vocês saberão o que podemos fazer no contexto”, declarou Abel Ferreira ao ser questionado sobre mudanças na equipe.
Abel Ferreira tem sido criticado como nunca foi antes nos seus 5 anos de Palmeiras, com sua saída sendo pedida por parte da torcida. O Verdão vem de momento ruim na temporada, sem vencer há 5 jogos e praticamente com o título do Campeonato Brasileiro perdido para o próprio Flamengo. Mas o técnico português só fez elogios a sua relação com os torcedores.
“Eu sinto desde o primeiro dia que cheguei. É quase como um namoro, casamento que vais construindo e quanto mais o tempo passa é como vinho, fica melhor. Conhecemos virtudes e defeitos uns dos outros. Falamos de 15 finais, 10 títulos ganhos, mais uma final amanhã”, disse.
“Construí uma relação muito forte e hoje esse carinho que é recíproco, aconteça o que acontecer no futuro sem dúvidas ficará gravado para sempre na minha memória e coração todos os momentos que vivi aqui. Se ganhei ou se perdi, sei que mil emoções eu vivi”, acrescentou Abel.
Equipes que se conhecem
Desde que chegou ao Brasil, Abel Ferreira já enfrentou o Flamengo 15 vezes e venceu apenas 3, com mais 6 empates e outras 6 derrotas. No entanto, no jogo mais importante entre as equipes até aqui aqui, o Palmeiras saiu campeão ao bater o time carioca na final da Libertadores de 2021.
Em 2025, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram duas vezes pelo Campeonato Brasileiro, com o Rubro-Negro vencendo as duas partida e acumulando uma vantagem providencial para se aproximar do título. O derradeiro duelo, agora pela Libertadores, coloca frente à frente duas equipes que se conhecem bem.
“Tenho a certeza de que é uma final, mas que as equipes se conhecem melhor do que nunca e nosso rival que me conhece ainda mais, porque estou há cinco anos no Palmeiras, e o técnico do Flamengo há um. Eles me conhecem mais pelos cinco anos”, declarou.
???????? Eles são Sociedade Esportiva @Palmeiras, mais uma vez em busca da #GloriaEterna! pic.twitter.com/PtEC7KjDTF
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 28, 2025
O treinador também garantiu que o momento ruim no Brasileirão não impacta para final da Libertadores.
“Há duas competições complemente diferentes, uma coisa é o Campeonato Brasileiro, outra é a Libertadores. Uma derrota, dez vitórias, chegamos com consistência, talento e muito esforço também. A maior competição da América do Sul é a Libertadores. Eu particularmente é a terceira vez (que disputo a final). Estamos focado e preparados para jogar do primeiro ao último segundo pra vencer”.

