Autor: Soorya G
A FIFA realizou recentemente o sorteio da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2023, um evento muito aguardado que foi proposto várias vezes desde o início da pandemia da COVID-19. Originalmente programado para 2021 e inicialmente planejado para ser sediado pelo Peru, o torneio passou por mudanças significativas, incluindo uma mudança de local para a Indonésia.
Faltando menos de dois meses para o pontapé inicial, o sorteio da fase de grupos preparou o terreno para o que promete ser uma competição emocionante. O Brasil, atual campeão que conquistou a vitória em casa em 2019, está no mesmo grupo que a Inglaterra, outra nação com imenso potencial. Também fazem parte desse quarteto a Nova Caledônia e o Irã. A cerimônia do sorteio contou com figuras notáveis do futebol, incluindo o ídolo brasileiro Júlio César, que foi vice-campeão da Copa do Mundo de 1995, o diretor da FIFA Jaime Yarza e o ícone do futebol ganês Stephen Appiah, que fez parte da equipe vencedora em 1995.
As 24 equipes participantes foram divididas em seis grupos de quatro. O formato do torneio permite que as duas melhores de cada grupo, além das quatro terceiras colocadas com melhor desempenho, avancem para a fase eliminatória. Posteriormente, a competição terá as oitavas de final, as quartas de final, as semifinais, a disputa pelo terceiro lugar e, por fim, a grande final.
A parte final do torneio ocorrerá de 10 de novembro a 2 de dezembro de 2023.
- Grupo A. Indonésia, Equador, Panamá e Marrocos.
- Grupo B. Espanha, Canadá, Mali, Uzbequistão.
- Grupo C. Brasil, Irã, Nova Caledônia, Inglaterra.
- Grupo D. Japão, Polônia, Argentina e Senegal.
- Grupo E. França, Burkina Faso, República da Coreia, EUA.
- Grupo F. México, Alemanha, Venezuela e Nova Zelândia.