Autor: Soorya G
A reunião do Conselho da Conmebol está marcada para breve, e um dos temas em pauta é a possibilidade de transferir a final da Copa Sul-Americana da cidade de Montevidéu. A partida está marcada para 28 de outubro e contará com uma equipe brasileira, Fortaleza ou Corinthians, que se enfrentarão nas semifinais.
O motivo dessa possível mudança não está totalmente claro, mas está relacionado ao estádio que sediará o jogo na capital uruguaia. Até o momento, a confederação ainda não decidiu entre o Centenário, com capacidade para 60.000 pessoas, e o Parque Central, de propriedade do Nacional, com capacidade para 40.000 pessoas. O impasse chegou a tal ponto que a liderança da confederação sul-americana está considerando transferir a partida de Montevidéu, um evento que está programado desde março. Assunção, no Paraguai, onde está localizada a sede da Conmebol, seria uma opção viável.
A realização da final no Maracanã, aproveitando o fato de que a final da Copa Libertadores será realizada lá, não foi discutida por motivos esportivos, já que um clube brasileiro, Fortaleza ou Corinthians, estará na final contra um time argentino, o Defensa y Justicia, ou o time equatoriano LDU. Há vários motivos para o atraso no anúncio do local da final. Um deles é o calendário do campeonato uruguaio, que programou o maior clássico do país, Nacional x Peñarol, para o fim de semana de 28 de outubro, que, em circunstâncias normais, seria realizado no Parque Central, a casa do Nacional.
A Conmebol exige que o estádio que sediará a final seja exclusivo para o evento a partir de 15 dias antes da partida – o que significa que não haverá Nacional vs. Peñarol no Parque Central se esse estádio for escolhido para a Copa Sul-Americana. O principal motivo, conforme relatado, foi aguardar a definição dos semifinalistas para ver o perfil dessas equipes e sua capacidade de trazer torcedores a Montevidéu.
Foi relatado que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou à Conmebol que poderia ser insuficiente se o Corinthians chegasse à final. O jogo de ida da semifinal entre Fortaleza e Corinthians será realizado na Arena Neo Química, em São Paulo, no dia 26 de setembro, e o jogo de volta na Arena Castelão, no dia 3 de outubro. Na outra semifinal, disputarão Defensa y Justicia e LDU, que eliminaram Botafogo e São Paulo nas quartas de final, respectivamente.
ATUALIZAR – Como resultado, a final foi transferida para o Estádio Domingo Burgueño “El Campus” em Maldonado Punta del Este. Foi construído em 1994 e tem capacidade para 25 mil espectadores. Este é o estádio do clube Deportivo Maldonado.