Flamengo e São Paulo estão se preparando para um confronto de alto nível na Copa do Brasil, marcado para 18 de setembro.
O Flamengo estará ansioso para se recuperar de seu desempenho recente, que o levou a sofrer uma derrota de 0-3 para o Atlético PR na Série A. Nessa partida, o Flamengo teve 59% de posse de bola e conseguiu 13 chutes a gol, com 5 deles no alvo. Por outro lado, o Athletico Paranaense teve 15 tentativas de gol, com 9 delas no alvo. Os gols do Atlético Paranaense foram marcados por Cacá (27′), Alex Santana (84′) e Vitor Bueno (97′).
Sob o comando de Jorge Sampaoli, o Flamengo marcou um total de 7 gols em suas últimas seis partidas. Durante o mesmo período, sofreu 7 gols de seus adversários.
Enquanto isso, após a recente derrota para o Internacional na competição da Série A, o São Paulo e sua dedicada torcida estão otimistas quanto a um resultado melhor na próxima partida.
No jogo anterior contra o Internacional, o São Paulo manteve 57% de posse de bola e fez 11 tentativas de gol, com 3 delas no alvo. Jonathan Calleri (45′) foi o único autor do gol do São Paulo, enquanto o Internacional deu 15 chutes a gol, com 5 deles no alvo. Os gols do Internacional foram marcados por Fabricio Bustos (59′) e Renê (70′).
Sob a orientação de Dorival Júnior, o São Paulo converteu com sucesso seus esforços ofensivos em gols em 6 ocasiões nos últimos 6 jogos. Enquanto isso, sofreu um total de 5 gols durante esse mesmo período. No entanto, o São Paulo vem enfrentando problemas defensivos, tendo sofrido gols em sete partidas consecutivas fora de casa.
Formulário da Copa do Brasil
O Flamengo tem a melhor campanha da competição, com seis conquistas, um empate e apenas uma derrota, que ocorreu na estreia da competição contra o Maringá. Nos jogos da semifinal, o rubro-negro conseguiu vitórias convincentes sobre o Grêmio. Venceu a partida fora de casa contra o time gaúcho por 2 a 0 e confirmou a vaga na final no Maracanã, ganhando por 1 a 0. Além disso, o time do Rio de Janeiro tem o artilheiro e o vice-artilheiro do campeonato em seu elenco, com Pedro e Gabigol marcando cinco e quatro gols, respectivamente.
O São Paulo chega à grande final com um histórico de cinco vitórias, um empate e duas derrotas na competição. Na semifinal do torneio, enfrentou o Corinthians, proporcionando jogos emocionantes no Majestoso que foram intensos até o apito final. Depois de uma derrota por 2 a 1 na Arena Neo Química, o São Paulo deu a volta por cima e venceu por 2 a 0 no Morumbi.
Frente a frente
O São Paulo não conseguiu vencer o Flamengo nos últimos 7 confrontos diretos. Mas depois de seis derrotas com um placar total de 3 a 18, o time quase conquistou a tão esperada vitória no duelo mais recente, em 14 de agosto. Na 19ª rodada da Série A do Brasileirão, Moura marcou aos 38 minutos do segundo tempo no Maracanã, mas aos 96 Pedro empatou de pênalti – 1 x 1.
Observe que as estatísticas gerais dos confrontos pessoais mostram que os adversários são iguais. O São Paulo conquistou 31 vitórias, o Flamengo 26 (outras 25 partidas terminaram empatadas).
Diretamente no âmbito da Copa do Brasil, os clubes se enfrentaram apenas 4 vezes, e bem recentemente. Em 2020, nas quartas de final, o São Paulo venceu fora (2 a 1) e em casa (3 a 0). E no ano passado, nas semifinais, perdeu em casa (1-3) e fora (0-1).
Acrescentemos que o Flamengo já chegou à final quatro vezes (1997, 2003, 2004, 2017) e conquistou o troféu mais quatro: em 1990, 2006, 2013 e 2022 (sob a liderança do atual técnico do São Paulo). O São Paulo disputou a final em 2000, perdendo para o Cruzeiro no placar agregado – 0:0, 1:2.
Notícias da equipe
Giorgian de Arrascaeta, que está com uma lesão no tendão, e Gabriel Noga, que está com uma lesão no joelho, infelizmente estarão afastados e indisponíveis para jogar pelo Flamengo sob o comando de Jorge Sampaoli. Do outro lado, o técnico do São Paulo, Dorival Júnior, enfrenta o desafio de lidar com vários jogadores que não estão disponíveis para a seleção. Patryck, com uma lesão no tornozelo, Caio Paulista, com uma distensão, Erison, com uma lesão no tendão, Marcos Paulo, com uma lesão no ligamento, e Giuliano Galoppo, com uma lesão no joelho, são nomes que não estarão na lista de convocados.
Um jogador importante a ser observado na equipe do Flamengo é Gabriel Barbosa, conhecido por se destacar em momentos críticos, e ele pode causar um impacto significativo nesta final.
Previsão
Prevemos que o São Paulo pode conseguir marcar um gol contra o Flamengo nessa partida, mas é improvável que consiga evitar que o Flamengo marque dois gols em troca. Nossa previsão é de um jogo muito disputado, com o Flamengo saindo vitorioso com um placar final de 2 a 1. Promete ser um confronto emocionante.