Autor: Barkha Roy
A equipe brasileira da Copa Davis iniciou nesta terça-feira os treinamentos de preparação para o próximo confronto contra a Dinamarca pelo Grupo Mundial da Copa Davis I. Os jogos estão marcados para esta sexta-feira e sábado e serão disputados em quadra dura coberta na cidade de Hillerod. O vencedor desse embate garantirá uma vaga nas eliminatórias do Grupo Mundial de 2024, um passo importante para as prestigiosas finais da Copa Davis.
O número um do Brasil e atualmente na 76ª posição do ranking mundial, Thiago Wild, está em uma onda de confiança com uma sequência de 10 vitórias nas últimas semanas. Recentemente, ele conquistou vitórias nos torneios Como e Genoa Challenger, ambos em quadras de saibro italianas.
Wild compartilhou seus pensamentos sobre as próximas partidas, dizendo: “Tive que me adaptar a várias superfícies de jogo nos últimos meses, mas estou me sentindo ótimo. A quadra aqui é mais lenta e a bola quica mais baixo, mas tive uma sessão de treinos fantástica. Estou saindo de uma vitória pelo título e me sentindo muito confiante. Agora, tudo se resume a uma semana sólida de treinamento para estar no meu melhor nas partidas.“
Para aumentar a profundidade da equipe brasileira, João Fonseca, de 17 anos, do Rio de Janeiro, é o atual campeão júnior do US Open e o novo número um do mundo no ranking júnior. Fonseca será parte integrante das sessões de treino da equipe durante a semana. Ele expressou seu entusiasmo, dizendo: “É sempre uma honra contribuir de alguma forma com a equipe. Todos estão muito confiantes e têm apresentado excelentes resultados jogando em alto nível. Acho que estamos bem preparados“.
Refletindo sobre sua transição do circuito júnior para a competição sênior, ele acrescentou: “Tive uma ótima sessão de treinamento com Thiago Monteiro no primeiro dia aqui na quadra. Ganhar o US Open não me mudou; continuo sendo o mesmo garoto. Na quadra, darei o meu melhor e, fora dela, tentarei manter o espírito da equipe elevado.”
A equipe, liderada pelo capitão Jaime Oncins, apresenta uma forte escalação com Thiago Wild, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e os especialistas em duplas Rafael Matos e Marcelo Demoliner. Do lado dinamarquês, Holger Rune, quarto colocado no ranking mundial, é o jogador de destaque, enquanto o restante da equipe não figura entre os 400 melhores do ranking da ATP. Elmer Moeller, um talento de 20 anos, está em 406º lugar, August Holmgren está em 412º, e Christian Sigsgaard e Johannes Ingildsen são opções para as partidas de duplas.