Autor: Soorya G
Espanha – Chipre – 6:0
A Espanha garantiu uma vitória retumbante de 6 a 0 sobre o Chipre em uma partida das eliminatórias do Grupo A da Euro 2024, com Ferran Torres tendo uma atuação de destaque ao marcar dois gols. A partida também viu o surgimento de Lamine Yamal, que se tornou o titular mais jovem da Espanha, com 16 anos e 61 dias. Yamal havia feito história apenas alguns dias antes, tornando-se o mais jovem jogador e artilheiro da seleção espanhola em sua estreia contra a Geórgia, quando a Espanha venceu por 7 a 1.
A contribuição de Yamal foi notável, pois ele jogou na ala direita e criou várias oportunidades de gol. Uma de suas tentativas, um chute de curva, acertou a trave aos 39 minutos, com Alvaro Morata marcando no rebote. No entanto, o VAR anulou o gol por impedimento. Surpreendentemente, os gols da Espanha no primeiro tempo foram marcados por assistências de outro jovem talento, Nico Williams, de 21 anos, do Athletic Bilbao.
Gavi abriu o placar para a Espanha aos 18 minutos, seguido por uma cabeçada de Mikel Merino 15 minutos depois, ambos originados de cruzamentos de Williams. O goleiro Joel Mall negou um chute à queima-roupa de Williams no final da partida. O terceiro gol da Espanha foi marcado pelo substituto Joselu, que marcou de cabeça aos 70 minutos. Ferran Torres, Alex Baena e Torres aumentaram novamente a vantagem da Espanha com chutes de curta distância.
Itália – Ucrânia – 2:1
Em outra partida das eliminatórias para a Euro 2024, a Itália conseguiu garantir uma vitória vital por 2 a 1 sobre a Ucrânia, em grande parte devido aos esforços de Davide Frattesi. O meio-campista da Inter de Milão, que substituiu o lesionado Sandro Tonali, marcou dois gols cruciais na primeira meia hora da partida. Suas finalizações bem colocadas colocaram a Itália à frente, mas a Ucrânia conseguiu descontar com um gol do capitão Andriy Yarmolenko pouco antes do intervalo.
A conquista permitiu que a Itália subisse para o segundo lugar no Grupo C, empatada em sete pontos com a Ucrânia e a Macedônia do Norte. A posição da Itália é baseada no histórico de confrontos diretos entre as três equipes, com a Inglaterra liderando o grupo com seis pontos. A Itália apresentou um desempenho melhor, dominou a posse de bola e criou várias oportunidades de gol, um contraste marcante em relação ao empate anterior em 1 a 1 com a Macedônia do Norte.
Bélgica – Estônia – 5:0
Enquanto isso, o gol do veterano zagueiro belga Jan Vertonghen no início do jogo deu o tom da vitória do seu país, já que a seleção que ocupava o primeiro lugar no ranking da FIFA trabalhou muito pouco contra a infeliz equipe da Estônia. No entanto, o destaque da partida foi o novo atacante da AS Roma, Romelu Lukaku, que marcou dois gols em dois minutos, além de ter sido o autor do gol de Leandro Trossard no primeiro tempo. O gol de Vertonghen foi resultado de um excelente trabalho do experiente jogador Yannick Ferreira Carrasco, antes de Trossard aumentar a vantagem. Os rápidos dois gols de Lukaku foram completados pelo jogador da Atalanta Charles de Ketalaere, que fez 5 a 0 com alguns minutos de jogo.
Outros placares: Noruega 2 x 1 Gerogia, Macedônia do Norte 2 x 0 Malta, Suécia 1 x 3 Áustria, Suíça 3 x 0 Andorra, Romênia 2 x 0 Kosovo, Israel 1 x 0 Belarus.