Autor: Amrit Santlani
O caminho para a Copa do Mundo da FIFA 2026 continuou com os gigantes sul-americanos em ação na terça-feira. A Argentina, atual campeã, derrotou a Bolívia por 3 a 0, sem o seu talismã Lionel Messi. O Brasil venceu o Peru por 1 a 0 e permaneceu na liderança do grupo de qualificação sul-americano. O Equador derrotou o Uruguai por 2 a 1, a Venezuela venceu o Paraguai por 1 a 0 e o Chile ficou no 0 a 0 com a Colômbia.
Bolívia – Argentina – 0:3
Messi marcou o gol da vitória da Argentina sobre o Equador por 1 a 0, mas ficou de fora do teste de altitude em La Paz. A equipe de Lionel Scaloni conseguiu vencer os anfitriões por 3 a 0 graças aos gols de Enzo Fernandez, Nicolas Tagliafico e Nico González. Um cartão vermelho para Roberto Fernández, da Bolívia, aos 39 minutos do segundo tempo, agravou ainda mais o sofrimento dos anfitriões.
Fernández abriu o placar aos 31 minutos após cruzamento de Ángel Di María, que também participou do segundo gol ao cobrar a falta que Tagliafico desviou para a rede com o ombro pouco antes do final do primeiro tempo, fazendo 2 a 0. González então selou os três pontos com uma finalização no final do jogo aos 83 minutos.
Equador x Uruguai – 2:1
O Uruguai teve a chance de ficar próximo dos líderes do grupo, Brasil e Argentina, mas foi prejudicado por dois gols de Felix Torres, embora Augustin Canobbio tenha aberto o placar primeiro. Além disso, Valencia perdeu um pênalti aos 51 minutos do segundo tempo, acertando a trave.
Os equatorianos sofreram um grande revés quando Robert Arboleda foi carregado para fora do gramado em lágrimas depois de sofrer uma suspeita de lesão grave. Os torcedores do São Paulo, clube em que o jogador atua, esperam que ele esteja em ação para a final da Copa do Brasil.
Após o jogo, Arboleda revelou aos repórteres: “Estou com um pouco de dor, agora vou fazer alguns exames, vamos torcer para que não seja nada sério e eu possa continuar normalmente.“
Venezuela x Paraguai – 1 x 0
Além disso, Salomon Rondon marcou um pênalti dramático no final do jogo (90 min) para garantir três pontos inestimáveis para a Venezuela contra o Paraguai. Vamos acrescentar aqui o gol de Herrera aos 78 minutos, que o árbitro anulou devido a um toque de mão.
Chile x Colômbia – 0 x 0
Chile e Colômbia dividiram o prêmio. Observe que o chileno Echeverria acertou a trave, e o gol de Maripan aos 77 minutos foi anulado por impedimento.
O Brasil lidera o grupo das eliminatórias sul-americanas após duas rodadas, com a Argentina em segundo lugar devido a um saldo de gols inferior. A Colômbia subiu para o terceiro lugar, enquanto o Uruguai caiu para o quarto; a Venezuela está em quinto, o Paraguai em sexto, seguido pelo Peru em sétimo e pelo Chile em oitavo. O Equador está em nono lugar e a Bolívia é a lanterna da tabela.