Autor: Amrit Santlani
O Brasil continuou sua série de vitórias nas rodadas de qualificação para a Copa do Mundo da FIFA 2026. O veterano zagueiro Marquinhos cabeceou para o gol o escanteio cobrado por Neymar nos segundos finais da partida em Lima. A conquista manteve a Seleção Brasileira no topo do grupo das eliminatórias sul-americanas, com seis pontos em dois jogos. Mais cedo na sexta-feira, a equipe do técnico interino Fernando Diniz venceu a Bolívia em casa por 5 a 1. A Argentina também tem seis pontos depois de vencer a Bolívia por 3 a 0, sem Lionel Messi, mas está atrás do Brasil no saldo de gols.
A equipe de Juan Reynoso dominou os primeiros 20 minutos, os anfitriões criaram muitas chances, mas não conseguiram testar o goleiro brasileiro Ederson. Richarlison teve a primeira chance real de gol, quando a tentativa de cabeceio do atacante passou perto do gol após o cruzamento de Raphinha.
Pouco depois de quinze minutos, Richarlison colocou a bola no fundo da rede, mas o gol foi anulado depois de uma revisão do VAR, pois tanto Richarlison quanto Rodrygo, que havia provocado o cruzamento, estavam impedidos.
Richarlison estava muito envolvido quando o atacante do Tottenham cabeceou a bola para a rede após o cruzamento de Bruno Guimarães, mas o gol foi novamente anulado após uma revisão do VAR, pois o atacante estava impedido.
Pouco antes do final do primeiro tempo, Neymar conseguiu uma defesa brilhante de Pedro Gallese após uma rápida troca de passes entre Raphinha e Rodrygo. No segundo tempo, o jogo teve muitas paradas, com os jogadores peruanos cometendo muitas faltas para quebrar o ritmo da equipe brasileira.
Raphinha deu um chute forte de 30 metros de distância pouco depois da marca de um minuto, mas Gallese mostrou excelentes reflexos para desviar a bola para escanteio. No segundo tempo, os substitutos Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus fizeram uma boa combinação, mas o segundo não conseguiu desviar a cabeçada para o gol, e o Peru sobreviveu novamente.
No último minuto do tempo regulamentar, Neymar fez um cruzamento que Marquinhos desviou para o gol para finalmente desempatar a partida e provocar uma grande comemoração entre seus companheiros de equipe e dentro do estádio.
O gol foi suficiente para selar os três pontos, já que a Seleção continua invicta sob o comando de Diniz até agora, com duas vitórias em dois confrontos. Falando com os repórteres após o embate, o técnico brasileiro destacou a importância das rotinas de bola parada que sua equipe vinha praticando.
“Treinamos jogadas de bola parada tanto em Belém quanto aqui. As jogadas de bola parada definem o jogo, e hoje foi assim. Fizemos o gol por persistência. Uma bola bem batida e a antecipação na primeira trave“, acrescentou.
Os pentacampeões da Copa do Mundo receberão a Venezuela e viajarão para o Uruguai no próximo mês, quando a rodada de qualificação será retomada.
Na preparação para o jogo, relatos afirmam que xamãs peruanos amarraram uma efígie de Neymar com o objetivo de “neutralizar” o talismã brasileiro. Eles realizaram os vodus com o objetivo de impedir que o camisa 10 desse o melhor de si. No entanto, os rituais não deram muito resultado, pois o atacante do Al-Hilal deu a assistência para o gol da vitória.