Autor: Amrit Santlani
Sem Ronaldo, sem problemas para Portugal
Ronaldo foi suspenso para o jogo contra Luxemburgo depois de ter recebido um cartão amarelo na vitória de 1 a 0 sobre a Eslováquia na sexta-feira. Na verdade, o jogador de 38 anos teve sorte de não receber um cartão vermelho direto depois de pegar Martin Dubravka de cara com as chuteiras.
Com o terceiro cartão amarelo na fase de classificação, o capitão foi suspenso, mas a equipe portuguesa não mostrou sinais de que sentia falta do seu artilheiro, marcando nove gols contra a fraca equipe de Luxemburgo.
Gonçalo Inácio e Gonçalo Ramos marcaram dois gols cada um no primeiro tempo, enquanto após o intervalo, Diogo Jota marcou dois gols; Ricardo Hota, Bruno Fernandes e João Felix também marcaram.
Na última vez em que essas duas equipes se enfrentaram no jogo de volta, Ronaldo marcou dois gols em uma goleada de 6 a 0, e os homens de Martinez ainda não sofreram um único gol para se classificarem para o evento na Alemanha no ano que vem.
A Seleção precisou de apenas 11 minutos para abrir o placar, com Inácio marcando de cabeça o primeiro gol após um cruzamento preciso de Fernandes. Seis minutos depois, Ramos marcou o primeiro de seus dois gols, já que os visitantes foram culpados por desperdiçar a posse de bola e Portugal foi simplesmente bom demais e muito incisivo.
Pouco depois do intervalo, Ramos completou seus dois gols e selou os três pontos com uma bela finalização após o corte de Rafael Leão. Inácio fez seu segundo gol com outra assistência de Fernandes, no final do primeiro tempo.
Bruno deu sua terceira assistência ao dar o passe para Jota marcar o quinto gol depois do intervalo, e Horta recebeu o passe de Jota para marcar o sexto gol depois da marca de uma hora. Jota completou seus dois gols, enquanto Luxemburgo estava em todas as posições defensivas, Fernandes entrou no placar para somar três assistências e Felix marcou o nono gol em um chute da entrada da área. Com a última vitória, os comandados de Roberto Martinez permanecem na liderança do Grupo J das eliminatórias para a Euro 2024, já que venceram todas as suas seis partidas até agora.
Croácia lidera o Grupo D
A Croácia, por sua vez, viajou para a capital armênia, Yerevan, para manter intacta a sua posição de liderança no Grupo D, apesar de ter jogado uma partida a menos que a Turquia.
Bruno Petkovic perdeu uma chance de abrir o placar em um cruzamento de Ivan Perisic, mas os comandados de Dalic não precisaram esperar muito, pois Kramaric chutou de perto para colocar os visitantes à frente. Eduard Spertsyan deu um chute brilhante de fora da área para empatar para a Armênia, mas Dominik Livaković fez a defesa.
Perisic teve uma tentativa de gol defendida por Ognjen Čančarević nos acréscimos do primeiro tempo. O atacante foi novamente impedido pelo goleiro depois que Luka Modric mandou Perisic para o gol no segundo tempo. Houve mais chances no jogo, mas nenhum dos dois conseguiu incomodar mais os marcadores e o jogo terminou em 1 a 0 para a Croácia.
Outros resultados:
Grupo D
- Letônia – País de Gales – 0:2
Grupo J
- Islândia – Bósnia e Herzegovina – 1 x 0 (Finnbogason conseguiu a vitória mínima, marcando um gol aos 91 minutos do segundo tempo)
- Eslováquia – Liechtenstein – 3:0 (os anfitriões marcaram três gols no SEXTO!!! minuto da partida)