Autor: Barkha Roy
Em um momento decisivo de sua carreira no tênis, a jovem sensação americana Coco Gauff garantiu seu primeiro título do US Open após uma batalha árdua. Gauff, sexta cabeça de chave, ganhando por 2-6, 6-3 e 6-2 contra Aryna Sabalenka, a segunda cabeça de chave. Esse emocionante confronto, que durou pouco mais de duas horas, ocorreu sob um teto fechado no icônico Arthur Ashe Stadium. Gauff agora tem uma vantagem de 4-2 em seus confrontos diretos, com os jogos desta temporada resultando em uma vitória para cada.
Still thinking about this match!
Can’t take our eyes off these highlights 🤩 @Chubb | #USOpen pic.twitter.com/bPkIL6ynNy
— US Open Tennis (@usopen) September 10, 2023
A partida começou com Sabalenka dominando o primeiro set, mostrando sua proeza com oito winners, em comparação com os três de Gauff, e quebrando o saque de Gauff três vezes. O ímpeto de Sabalenka continuou quando ela venceu os últimos quatro games do primeiro set.
No entanto, as extraordinárias habilidades defensivas de Gauff se mostraram quase impenetráveis no desenrolar do segundo set. Ela demonstrou uma agilidade excepcional, perseguindo as bolas e forçando erros de Sabalenka durante os intensos rallies. Gauff conseguiu garantir a única quebra do segundo set, estabelecendo uma vantagem de 3 a 1 e frustrando três break points para empatar a partida em um set.
Coco Gauff won the US Open in epic fashion.
Match point 👇 pic.twitter.com/QMAwRod7B7
— US Open Tennis (@usopen) September 9, 2023
No decisivo terceiro set, Gauff continuou a impressionar com sua excepcional cobertura de quadra e precisão, correndo para uma vantagem de 4 a 0. Embora Sabalenka tenha conseguido uma breve recuperação, quebrando Gauff para chegar a 4-2, a vitória de Gauff na quadra cruzada aumentou sua vantagem de dupla quebra para 5-2.
Coco got the hardware! 🏆 pic.twitter.com/bLPHK9aHk0
— US Open Tennis (@usopen) September 9, 2023
Servindo para seu primeiro título de Grand Slam, Gauff manteve a compostura e garantiu um jogo de amor impecável, selando sua vitória com uma brilhante tacada de passe.
Em outra conquista notável no US Open, a dupla Anna Danilina e Harri Heliovaara saiu vitoriosa, derrotando a equipe de Jessica Pegula e Austin Krajicek, que estava na primeira posição, com um placar de 6-3 e 6-4 na final de duplas mistas.
When the pressure was on in the mixed doubles final, Harri Heliovaara delivered this 🔥@Heineken_US Serve of the Day | #USOpen pic.twitter.com/5YDD05zz1y
— US Open Tennis (@usopen) September 9, 2023
Danilina, que atualmente ocupa a 29ª posição no ranking de duplas do Hologic WTA Tour, comemorou seu primeiro título de Grand Slam e fez história ao levar ao Cazaquistão seu primeiro título de duplas mistas de Grand Slam. Esse triunfo marcou seu quinto título de duplas no total, incluindo quatro no WTA Tour. No início do ano, ela conquistou o título de Hamburgo ao lado de Alexandra Panova.
What a Grand Slam mixed doubles title means for Harri Heliovaara and Anna Danilina! pic.twitter.com/TnLOIVlriZ
— US Open Tennis (@usopen) September 9, 2023
Notavelmente, apesar de ser a primeira vez que formam uma parceria, Danilina e Heliovaara demonstraram uma sinergia notável ao longo de sua jornada para a conquista do título. Elas perderam apenas um set durante sua campanha, o que ocorreu na partida de abertura, quando triunfaram com um placar de 6-3, 5-7, [10-7] contra Nicole Melichar-Martinez e Matthew Ebden.