Autor: Soorya G
A quinta rodada das eliminatórias para o Campeonato Europeu de 2024 teve seu início na sexta-feira, com várias nações proeminentes do futebol europeu tendo um reinício vitorioso de suas campanhas. Espanha, Portugal e Croácia saíram com conquistas importantes, especialmente a Espanha e a Croácia, que tiveram placares dominantes em seus respectivos jogos.
A Espanha enfrentou a Geórgia em seu primeiro jogo do Grupo na Boris Dinamo Arena, em Tbilisi. Com a expectativa de sair com uma vitória, a Espanha não perdeu tempo e assumiu o controle do jogo. Marco Asensio quase abriu o placar aos 90 segundos, quando seu chute acertou a trave. Álvaro Morata estava em excelente forma, marcando um gol aos 22 minutos. Um gol contra de Kverkveliya dobrou a vantagem da Espanha, antes de Fabian Ruiz balançar as redes aos 30 minutos do segundo tempo.
No entanto, apesar do gol de Ruiz ter sido anulado, a Espanha conseguiu acrescentar mais dois gols no primeiro tempo, um de Dani Olmo e outro de Morata, antes de de La Fuente colocar em campo os substitutos, incluindo Lamine Yamal.
O gol do substituto Giorgi Chakvetadze no início do segundo tempo serviu apenas como consolo para os anfitriões. O veterano Inaki Williams, do Athletic Bilbao, marcou logo depois que Morata completou um brilhante hat-trick, enquanto Yamal se tornou o mais jovem goleador da Espanha em sua estreia, com apenas 16 anos e 57 dias.
Em especial, a cabeçada do zagueiro Robin Le Normand, da Real Sociedad, bateu na trave, salvando a Geórgia de mais uma humilhação. O placar marcava 7 a 1 no final do jogo. Enquanto isso, no grupo, a Escócia conquistou uma vitória convincente de 3 a 0 sobre o Chipre.
O ídolo português Cristiano Ronaldo voltou a jogar por Portugal, que derrotou a Eslováquia por 1 a 0 e manteve a liderança do Grupo J. A vitória portuguesa pode ser classificada como uma conquista da sorte, já que os homens de Roberto Mancini não conseguiram criar nenhuma chance significativa que ameaçasse a rede eslovaca. Durante a maior parte do jogo, a linha defensiva da Eslováquia, que conta com jogadores como o ex-zagueiro da Inter Milan Skriniar, teve o ataque português sob controle. No entanto, um erro fatal do atual jogador do Paris Saint-Germain levou ao gol da equipe de Mancini, já que Skriniar permitiu que Bruno Fernandes avançasse e, em seguida, finalizasse de forma fantástica no canto oposto, bem depois de Dubravka, dando a Portugal a liderança decisiva. Os outros resultados notáveis do grupo incluíram a vitória da Bósnia sobre Lichtenstein por 2 a 1 e a de Luxemburgo sobre a Islândia por 3 a 1.
Outro gigante europeu, a Croácia, também se divertiu em seu retorno ao cenário internacional, quando os finalistas da Copa do Mundo de 2018 golearam a Letônia por 5 a 0. A equipe de Zlatko Dalic não deu sinais de que iria perder a sua incrível forma, já que os dois gols de Bruno Petkovic impulsionaram os croatas para uma bela vitória. Dalic optou por não colocar em campo o veterano meio-campista Mateo Kovacic, optando por uma dupla de pivôs formada por Luka Modric e Marcelo Brozovic.
A Croácia deu o tom do jogo logo no início, quando Bruno Petkovic marcou um gol de falta de uma distância razoável, que encontrou o fundo da rede. O atacante Luka Ivanusec, do Feyenoord, dobrou a vantagem da Croácia apenas dez minutos depois, com uma finalização simples à queima-roupa, graças ao brilhantismo de Petkovic. Logo o placar estava em 3 a 0, com Petkovic marcando dois gols para encerrar um primeiro tempo influente, graças a uma assistência de Ivan Perisic.
No segundo tempo, Luka Modric quase marcou um gol, mas seu chute foi parar no travessão. Mario Pasalic e Andrej Kramaric marcaram para concluir o trabalho de demolição. A Croácia foi implacável no ataque, acertando 28 chutes na Letônia. Em outra partida do grupo, Turquia e Armênia jogaram 1 x 1.