Autor: Barkha Roy
Na noite de sexta-feira, Daniil Medvedev demonstrou mais uma vez que, quando está em sua melhor forma, possui as habilidades necessárias para derrotar qualquer adversário do mundo. Como terceiro cabeça de chave, ele eliminou o atual campeão Carlos Alcaraz com um placar de 7-6(3), 6-1, 3-6, 6-3, garantindo sua vaga na final do US Open.
A crucial break in a crucial game goes Medvedev’s way.
He’s up 4-2 in the fourth. pic.twitter.com/G8rn6kUdBv
— US Open Tennis (@usopen) September 9, 2023
Enquanto isso, Novak Djokovic ficou mais perto de conquistar seu 24º título importante na sexta-feira, ao derrotar de forma convincente o americano Ben Shelton com um placar de 6-3, 6-2, 7-6(4). Essa vitória levou Djokovic à sua 10ª final recorde no US Open, igualando o feito histórico de Bill Tilden.
Daniil Medvedev wants the noise after that win! 👂 pic.twitter.com/VwVniY9aLr
— US Open Tennis (@usopen) September 9, 2023
Medvedev, de 27 anos, agora preparou o terreno para uma revanche da final de Flushing Meadows de 2021 contra Novak Djokovic. Naquele encontro memorável de dois anos atrás, Medvedev surpreendeu Djokovic, frustrando a busca do sérvio de ganhar todos os quatro títulos principais em uma única temporada. No domingo, Medvedev se esforçará mais uma vez para impedir que Djokovic garanta seu recorde de 24º título de Grand Slam.
Enquanto isso, Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe, que uniram forças no mês passado, avançaram rapidamente para um dos maiores palcos do tênis: a final de duplas femininas do US Open. Em apenas seu quarto torneio como dupla, Dabrowski e Routliffe, que estão na 16ª posição, garantiram seu lugar na final ao derrotarem Hsieh Su-wei e Wang Xinyu, que estão na 8ª posição, com um placar de 6-1, 7-6(4) em seu confronto semifinal no Louis Armstrong Stadium nesta sexta-feira.
Na próxima partida pelo título, Dabrowski e Routliffe enfrentarão a equipe de Laura Siegemund e Vera Zvonareva, 12ª colocada, que já conquistou o título do US Open de 2020. Siegemund e Zvonareva garantiram sua vaga na final ao derrotarem a dupla não-semeada Jennifer Brady e a brasileira Luisa Stefani com um placar de 6-4 e 6-1 na segunda semifinal, também realizada na quadra Armstrong.
Enfrentando Brady e Stefani, Siegemund e Zvonareva inicialmente tinham uma vantagem de 4 a 0 no primeiro set, que depois diminuiu para 4 a 3. No entanto, elas recuperaram o ímpeto e passaram a dominar o jogo, vencendo oito dos dez games seguintes. Notavelmente, Siegemund e Zvonareva conseguiram 29 winners durante a partida e cometeram apenas 13 erros não forçados.