Autor: Amrit Santlani
A França mantém a liderança após uma vitória impecável
Vencedora da Copa do Mundo de 2018 e vice-campeã do Catar 2022, a França procurou manter sua sequência de conquistas no Grupo B da Euro 2024 ao receber a Irlanda no Parc des Princes, em Paris. Os homens de Didier Deschamps conseguiram garantir uma vitória convincente por 2 a 0, conquistando seu quinto triunfo consecutivo na fase de classificação. Isso ajudou os franceses a se manterem na liderança do grupo e, tendo marcado 11 gols na fase de classificação, ainda não sofreram nenhum gol até o momento.
Aos 19 minutos, Tchoumeni marcou com um chute de longa distância após um passe de Mbappe – 1:0. Logo depois, Giroud sofreu uma lesão no tendão. Com o clássico de Milão chegando em 16 de setembro, o Milan enfrentará uma espera ansiosa, já que seu artilheiro começou a temporada com um estrondo, com 4 gols em 3 jogos da Série A.
Thuram, que substituiu Giroud, conseguiu marcar no início do segundo tempo – 2 a 0. Além disso, Dembele poderia ter marcado, mas acertou a trave. Ogbene teve uma chance gloriosa de descontar para a Irlanda, mas seu chute de cabeça foi bem defendido por Maignan, no que foi a única chance digna de nota para os visitantes.
A aula magistral de Denzel Dumfries dá à Holanda uma vitória clara
Por outro lado, a Holanda venceu a Grécia por 3 a 0, graças a três gols no primeiro tempo, o que lhe permitiu subir para o segundo lugar no Grupo B das eliminatórias da Euro, atrás da líder França. Com duas vitórias em três jogos, os holandeses têm seis pontos e estão à frente da Grécia apenas pelo saldo de gols. A goleada de 4 a 0 contra a França na primeira rodada teria prejudicado a equipe de Ronald Koeman, mas eles reagiram vencendo Gibraltar e a Grécia por um placar semelhante.
O herói da partida foi Denzel Dumfries, que deu três assistências e acertou a trave. Os anfitriões precisaram de apenas 17 minutos para abrir o placar: Dumfries aproveitou um escanteio cobrado por Blind, e o primeiro deixou tudo pronto para que De Roon abrisse o placar.
Os comandados de Koeman fizeram 2 a 0 pouco depois da marca de meia hora. Dumfries participou novamente da construção da jogada antes de passar a bola para Gakpo, que chutou de meia-volta para o goleiro. Gakpo quase retribuiu o favor ao seu conterrâneo holandês quando Dumfries disparou um chute da entrada da área, mas a bola passou raspando a trave. Aos 39 minutos, Dumfries cruzou para Weghorst e os holandeses já venciam por 3 a 0 antes do intervalo.
Outros resultados:
Grupo E
- Polônia – Ilhas Faroe – 2:0
- República Tcheca – Albânia – 1:1
Grupo G
- Sérvia x Hungria – 1 x 2
- Lituânia x Montenegro – 2 x 2
Grupo H
- Cazaquistão – Finlândia – 0:1
- Dinamarca – San Marino – 4:0
- Eslovênia – Irlanda do Norte – 4:2