Autor: Soorya G
O Cruzeiro assegurou os serviços do técnico Zé Ricardo, de 52 anos, que tem contrato com o clube brasileiro até o final de 2024, inicialmente. O novo treinador assumirá o comando da equipe a partir desta quarta-feira, quando os jogadores se reapresentam na Toca da Raposa. O nome de Zé Ricardo surgiu como uma das opções para o Cruzeiro no mercado de treinadores, considerando os técnicos sem contrato vigente. A equipe do craque Ronaldo Nazário não tinha a intenção de tentar atrair treinadores que estivessem sob contrato em outros clubes.
Ele assume a vaga deixada pelo técnico português Pepa, que foi demitido na última terça-feira. A saída de Pepa deixou o time no meio da tabela do Brasileirão, com uma sequência de sete jogos sem vitória. Desde a saída de Pepa, o Cruzeiro conseguiu apenas um empate contra o Bragantino e está atualmente com oito jogos seguidos sem ganhar no ano. A equipe está a cinco pontos da zona de rebaixamento.
A primeira missão de Zé Ricardo será o jogo contra o Santos, na quinta-feira, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Brasileirão. Graças à pausa da FIFA, ele terá várias sessões de treinamento para conhecer melhor o elenco e preparar a equipe para esse confronto crucial do campeonato.
Outros nomes, como Odair Hellmann, o técnico português António Oliveira, Paulo Autuori (atual diretor técnico do clube) e o argentino Gabriel Milito, foram cogitados pelo Cruzeiro. No entanto, esses profissionais recusaram a oportunidade de assumir o comando do clube nessa fase final da temporada.
Zé Ricardo disse que espera o retorno de Gilberto e Matheus Vital. Ele lembrou ainda que o objetivo do Cruzeiro no campeonato é terminar no mínimo na 12ª colocação, o que lhe permitirá disputar a Copa Sul-Americana na próxima temporada. No momento, o clube ocupa a 12ª linha.
Zé Ricardo iniciou sua carreira de treinador em 2016, assumindo o comando do Flamengo. Em seguida, dirigiu o Vasco e o Botafogo, além do Fortaleza e do Internacional, na temporada de 2019. No mesmo ano, também teve uma experiência no Oriente Médio com o Qatar SC. O técnico retornou ao Brasil e comandou o Vasco em 2022. Seu mais recente trabalho foi no Shimizu S-Pulse, do Japão, de 2022 a 2023, com a missão de evitar o rebaixamento, o que infelizmente não se concretizou.
Em 2023, Zé Ricardo conseguiu apenas uma vitória após nove rodadas disputadas, deixando o time japonês em 19º lugar na J-League 2, com apenas cinco pontos na tabela. No entanto, o Cruzeiro espera que o experiente jogador possa levar o time a melhores resultados.