Autor: Amrit Santlani
O zagueiro brasileiro David Luiz pode estar de mudança mais uma vez, já que o Al-Ettifaq, da Saudi Pro League, e o Besiktas, da Turquia, estão interessados em contratar o zagueiro. Embora o contrato atual de Luiz com o Flamengo, time da Série A, vá até o final de 2023, o ex-zagueiro do Chelsea e do Arsenal abriu as portas para um retorno à Europa.
Ainda que a janela de transferências tenha sido fechada em muitos países da Europa, a janela turca permanece aberta até 15 de setembro e, na Arábia Saudita, será fechada em 20 de setembro, dando aos dois clubes interessados a chance de testar a determinação de Luiz. Segundo relatos, o jogador de 36 anos rejeitou a chance de jogar pelo Al-Ettifaq, rejeitando a chance de reencontrar o ex-atacante do Flamengo, Vitinho.
A proposta do Besiktas era mais tentadora, no entanto, sabe-se que a família Luiz está bem instalada no Rio de Janeiro e, portanto, o próprio jogador estaria muito confortável para cumprir o restante de seu contrato com o Flamengo. Recentemente, o clube turco também anunciou a contratação de Eric Baily, que está fora do Manchester United.
Para quem não sabe, a proposta recebida por Luiz foi avaliada pelo jogador e sua equipe, e o Flamengo não teve acesso à mesma. Apesar do experiente zagueiro ter o desejo de permanecer em seu país, ele abriu as portas para um possível retorno à Europa, caso uma boa proposta se concretize.
Luiz disputou 35 partidas pelo Flamengo na atual temporada, começando 31 jogos sob o comando de Jorge Sampaoli. No total, David disputou 94 partidas pelo clube desde que se juntou a ele em 2021, com 54 vitórias, 21 empates e 19 derrotas desde então. O zagueiro brasileiro também venceu a Copa Libertadores e a Copa do Brasil em 2022.
O camisa 23 do Flamengo começou sua trajetória no futebol no São Paulo, antes de estrear no time principal do Vitinha, e depois foi para a Europa, representando Benfica, Chelsea, Paris Saint-Germain e Arsenal, antes de retornar ao seu país.
O jogador também foi convocado 57 vezes para a seleção brasileira e tem três gols marcados.