Autor: Soorya G
O astro brasileiro Neymar retornou à seleção brasileira e chegou ao hotel da equipe a tempo para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Neymar viajou para o Pará sozinho, sem a companhia de outros atletas convocados. A convocação marca o retorno do craque à seleção depois de deixar sua continuidade em dúvida após a triste eliminação do Brasil para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. O reencontro promete ser histórico, já que Neymar está a um gol de se tornar o maior artilheiro da história da seleção, de acordo com os cálculos da FIFA.
No empate em 1 a 1 com a Croácia, o atacante se igualou a Pelé com um gol brilhante que foi considerado o vencedor do jogo, mas os finalistas de 2018 conseguiram uma virada que eliminou a Seleção. Recuperado de uma lesão muscular, a participação de Neymar na abertura das eliminatórias estava em dúvida devido a um problema na coxa. O técnico do Al Hilal, Jorge Jesus, chegou a discordar da convocação do craque e não o utilizou no clássico contra o Al Ittihad na última sexta-feira, apesar do jogador estar treinando normalmente e sem queixas há uma semana.
Fã declarado do camisa 10, Fernando Diniz teve papel fundamental no retorno de Neymar no início das eliminatórias. Antes da convocação, houve uma conversa com o craque, que também já declarou publicamente sua admiração pelo estilo de jogo do treinador.
“De fato, o Neymar expressou todas essas coisas, tanto o desejo de trabalharmos juntos quanto, inicialmente, a vontade de reconsiderar sua participação na seleção. Conversei com ele recentemente, e ele se mostrou muito disposto, extremamente feliz pela oportunidade de construir uma história aqui com a seleção. Vocês já sabem o que penso sobre ele, mas vou repetir: é muito difícil que surja outro jogador como ele. Um talento muito raro no futebol mundial, e ele merece escrever o capítulo mais bonito de sua carreira, que na minha opinião ainda não foi escrito.” disse Diniz após o anúncio da convocação.
A última partida oficial de Neymar foi em 19 de fevereiro, contra o Lille, pelo Campeonato Francês. Naquela ocasião, ele deu uma assistência e marcou um gol na vitória do PSG por 4 a 3, mas deixou o campo com uma lesão no segundo tempo. Na atual temporada, o astro entrou em campo em 3 de agosto, quando marcou dois gols na vitória do clube francês por 3 a 0 sobre o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, em um amistoso de pré-temporada.