Autor: Soorya G
A última edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em seu formato atual será disputada no final do ano na Arábia Saudita, país do Oriente Médio, entre os dias 12 e 22 de dezembro, antes do campeonato mudar para seu novo formato a partir da próxima edição. A única competição de copas com equipes de todo o mundo em nível de clubes terá uma enorme expansão a partir da próxima temporada, pois o número de equipes participantes aumentará em mais de quatro vezes, passando do tamanho atual de sete para uma extravagância de 32 equipes a partir de 2025.
As equipes participantes do torneio nessa versão do torneio são determinadas principalmente por meio de campeonatos regionais e continentais, e as equipes classificadas ocupam seus lugares na copa. Os vencedores da Liga dos Campeões da Ocenia enfrentam os campeões da primeira divisão do país anfitrião, antes que o vencedor avance para as quartas de final, com os vencedores da Liga dos Campeões da AFC, CONCACAF e CAF. Os dois melhores times dessa rodada vão para a fase semifinal, onde os vencedores da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da UEFA os aguardam.
Este ano, como a Arábia Saudita é o país anfitrião, o Al-Ittihad se classificou para o torneio. Embora as equipes do Oriente Médio normalmente não estivessem nos escalões mais altos do esporte, esta edição traz um grande desenvolvimento, pois a Saudi Pro League vem adquirindo os melhores talentos do mundo. O Al Ittihad pretende dar uma chance às equipes europeias e sul-americanas, já que conta com jogadores como Karim Benzema, detentor da Bola de Ouro, N’Golo Kante e o veterano brasileiro Fabinho em suas fileiras.
O Al Ittihad enfrentará o Auckland City na primeira rodada, enquanto os jogos da segunda rodada consistem no confronto do Club Leon contra o campeão asiático Urawa Red Diamonds. O vencedor da partida da primeira rodada enfrentará o Al Ahly, do Egito. Quem ganhar, vai enfrentar o vencedor da Copa Libertadores, enquanto o Urawa ou o Al Ahly jogará com o campeão europeu Manchester City na final. As finais serão disputadas em Jeddah no dia 22 de dezembro, quando será coroado o último campeão do formato atual.