Autor: Barkha Roy
A seleção brasileira chegou a Belém na segunda-feira, dia 4, para se preparar para a estreia nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra a Bolívia, no dia 8, no Estádio Mangueirão.
Nos próximos três dias – terça, quarta e quinta-feira – a Seleção realizará seus treinamentos no Mangueirão, programados para as 17h30 (com acesso da imprensa por meia hora). As coletivas de imprensa diárias estão marcadas para as 19h30min.
Na sexta-feira, dia 8, a seleção brasileira enfrentará a Bolívia em uma partida marcada para as 21h45min. Após o jogo, a equipe terá uma pausa antes de se reagrupar no sábado à tarde.
- No dia 9 de setembro, a equipe partirá para Lima às 17h00. A chegada ao Peru está prevista para as 21h45.
- No dia 10 de setembro, às 18h, está programada uma sessão de treinamento no Estádio Alejandro Villanueva (Alianza Lima) com acesso para jornalistas. E uma coletiva de imprensa às 20h00.
- Em 11 de setembro, o treinamento oficial será realizado às 18h30 no Estádio Nacional do Peru. Ao final, coletiva de imprensa.
- Finalmente, no dia 12 de setembro, às 23h00, o Brasil jogará contra o Peru.
A partida contra a Bolívia marcará a estreia de Fernando Diniz como técnico da seleção nacional. O atual treinador do Fluminense ocupará o cargo até meados de 2024, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) espera que Carlo Ancelotti, do Real Madrid, assuma o cargo para a disputa da Copa América nos Estados Unidos.
Enquanto isso, o Brasil decidiu excluir o ala Antony, do Manchester United, de sua equipe nacional após as alegações de má conduta levantadas por sua ex-namorada. A federação brasileira de futebol divulgou que o jogador de 23 anos foi retirado da equipe devido ao surgimento de “fatos publicamente conhecidos” que exigem uma investigação mais aprofundada. Antony está enfrentando acusações de agressão à sua ex-namorada. Os departamentos de polícia de São Paulo e da Grande Manchester estão atualmente investigando essas alegações.
Na declaração oficial de Antony, ele reconheceu a natureza tumultuada de seu relacionamento anterior com sua ex-parceira. Entretanto, negou firmemente qualquer envolvimento em atos de agressão física. Em uma declaração separada divulgada em junho, ele afirmou que havia sido falsamente acusado de violência doméstica por ela. Quando contatado pela BBC Sport, o Manchester United se recusou a fazer qualquer comentário sobre a situação. Em vez do atacante do MU, Gabi Jesus, do Arsenal, foi convocada para a equipe nacional.
A seleção brasileira de futebol anunciou sua equipe para os próximos jogos.
No departamento de goleiros, eles têm Alisson, do Liverpool, Lucas Perri, que representa o Botafogo, e Ederson, que joga no Manchester City.
A defesa da equipe será reforçada por uma seleção de laterais e zagueiros habilidosos. Os laterais incluem Danilo, da Juventus, Vanderson, do Mônaco, Caio Henrique, também do Mônaco, e Renan Lodi, que atualmente joga no Olympique de Marselha. Na defesa, o Brasil convocou Ibañez, do Al-Ahli, Gabriel Magalhães, do Arsenal, Marquinhos, do PSG, e Nino, do Fluminense.
No meio-campo, a equipe conta com uma forte formação, com André, do Fluminense, Bruno Guimarães, que atua no Newcastle, o experiente Casemiro, atualmente no Manchester United, Joelinton, também do Newcastle, e Raphael Veiga, um dos principais jogadores do Palmeiras.
O setor ofensivo apresenta alguns dos melhores talentos do Brasil, com Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli representando o Arsenal, Matheus Cunha, que agora joga no Wolverhampton, o icônico Neymar, atualmente no Al-Hilal, Richarlison, do Tottenham, Rodrygo, do Real Madrid, e Raphinha, que deixou sua marca no Barcelona.