Autor: Vishwajit Sawant
Grêmio – Cuiabá – 2:0
Em uma partida emocionante na Arena, em Porto Alegre, o Grêmio venceu o Cuiabá por 2 a 0 pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida começou com o Cuiabá mostrando um início promissor (o goleiro defendeu o chute de Rikelme em um salto). Mas Luis Suárez, do Grêmio, abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo, com um chute forte. Apesar dos esforços do Cuiabá, Rikelme marcou um gol contra no segundo tempo, aos 62 minutos, selando a vitória do Grêmio.
Essa vitória elevou o Grêmio ao terceiro lugar no campeonato com 39 pontos, garantindo uma vaga no G4. O Grêmio tem um jogo a menos (o jogo remarcado contra o Corinthians). Se vencer, poderá subir para a segunda colocação e reduzir para 9 pontos a diferença para o líder Botafogo.
Corinthians – Palmeiras – 0:0
O Palmeiras, semifinalista da Copa Libertadores, esperava reduzir a diferença do líder Botafogo para 8 pontos, mas… o Corinthians, semifinalista da Copa Sul-Americana, foi contra.
Em um confronto muito aguardado pelo Campeonato Brasileiro na Arena Neo Química, as equipes ficaram no empate sem gols. Apesar do Palmeiras ter mais posse de bola, teve dificuldades para penetrar na defesa do Corinthians. Um momento marcante foi uma pipa empinada por torcedores, interrompendo temporariamente o jogo com uma mensagem atrevida para o Palmeiras.
Com esse resultado, o Palmeiras está em segundo lugar, com 41 pontos, atrás do líder Botafogo por dez pontos. Enquanto isso, o Corinthians, atualmente em 12º lugar com 26 pontos, comemorou seu 113º aniversário com homenagens antes do jogo. Os principais jogadores, Renato Augusto e Dudu, não entraram em campo.
Fluminense – Fortaleza – 1:0
O semifinalista da Copa Libertadores da América recebeu o semifinalista da Copa Sul-Americana de Cuba no Volta Redonda e conseguiu uma vitória mínima – 1:0. O único gol do jogo foi marcado aos 21 minutos do segundo tempo, quando o lateral esquerdo Diogo Barbosa aproveitou o rebote e chutou com força no canto inferior do gol de João Ricardo. Embora o Fortaleza tenha dado 19 chutes a gol, não conseguiu marcar. Com essa conquista, o Fluminense subiu para o quinto lugar na classificação do campeonato brasileiro, com 38 pontos, enquanto o Fortaleza está em oitavo lugar, com 32 pontos.
América MG – Santos – 2:0
Em uma partida decisiva para ambas as equipes, o América-MG ganhou do Santos por 2 a 0 na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro na Arena Independência. Rodrigo Varanda abriu o placar para o América-MG aos 29 minutos do primeiro tempo, e a vitória foi selada com o gol de Juninho aos 56 minutos do segundo tempo. O triunfo marca a segunda vitória consecutiva do América-MG, tirando-o da última posição na tabela, com 16 pontos. O Santos, por outro lado, continua na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 21 pontos.
Bahia – Vasco – 1:1
Em confronto válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, Bahia e Vasco empataram em 1 a 1 na Arena Fonte Nova, na noite deste domingo. A partida marcou a estreia do francês Dimitri Payet pelo Vasco, uma contratação importante para o clube nesta temporada. Apesar da presença de Payet, foi Pablo Vegetti quem marcou para o Vasco de pênalti, empatando o placar depois de Ademir ter aberto o placar para o Bahia no final do primeiro tempo. Esse resultado mantém as duas equipes em posições precárias, o Vasco em 18º lugar com 17 pontos e o Bahia em 16º lugar com 22 pontos.
Cruzeiro – Bragantino – 0:0
Tentando quebrar a sequência sem vitórias, o Cruzeiro perdeu a chance real aos 67 minutos; Filipe Machado acertou a trave de fora da área. Dois minutos depois, Papagayo caiu na área dos visitantes, mas o árbitro não marcou pênalti.
Quanto ao Bragantino, o Sorriso esperava abrir o placar na Mineirana aos 76 minutos do segundo tempo, mas Rafael Cabral tirou a bola, que voava para o canto superior.
Com esse resultado, o Cruzeiro permanece na 12ª posição, com 26 pontos, enquanto o Red Bull Bragantino mantém sua posição entre os seis primeiros, em 6º lugar, com 36 pontos. As duas equipes voltarão à ação após a pausa da FIFA, com o Cruzeiro enfrentando o Santos e o Red Bull Bragantino enfrentando o Grêmio no dia 14 de setembro.
A partida entre São Paulo e Coritiba foi adiada de 3 para 27 de setembro. Começa às 19:00 (horário de Brasília).