Autor: Serg Atrakhov, Monojit Mandal
Grupo L
BRASIL – Letônia – 84:104 (20-22, 22-23, 21-36, 21-23)
O Brasil precisava de uma vitória para chegar às quartas de final. O primeiro quarto acabou sendo igual. O chute de Coboclo nos segundos finais do primeiro quarto deu ao Brasil uma vantagem de 20 a 19. Mas o arremesso de três pontos de Kurucs deu à Letônia a oportunidade de terminar o jogo com uma vantagem mínima de 20-22.
No segundo quarto, os letões estavam à frente por mais de 10 pontos, mas a equipe de Gustavo de Conti conseguiu reduzir a diferença. Lucas Diaz empatou o jogo com um arremesso de três pontos e fez 40 a 40. No entanto, Bertans respondeu da mesma forma, e a Letônia foi para o intervalo vencendo por 42 a 45.
Andrejs Grazulis with the best game of his career in a Latvia jersey to lead his country to the World Cup Quarter-Finals!
📊 24 PTS 73%FG 5 AST 2 BLK #FIBAWC x #WinForLatvia 🇱🇻 pic.twitter.com/cHGRzpM6Xu
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 3, 2023
🇱🇻 Latvia continue their passing lessons as they are 19 up against 🇧🇷 Brazil with 8 minutes remaining 😯#FIBAWC #WinForAll
— BasketNews (@BasketNews_com) September 3, 2023
O terceiro quarto foi a chave da partida. O Brasil começou bem, mas no meio do período não conseguiu vencer o jogo – 4 a 17. A base do sucesso da Letônia foi o excelente trabalho em equipe e a capacidade de se adaptar às circunstâncias. Mesmo antes do início do torneio, soube-se que Porzingis e Strelnieks, jogadores do time titular, que estavam lesionados, ficariam de fora. E o capitão Bertans se machucou na partida contra a França e não jogou contra a Espanha e o Brasil. Em geral, antes dos dez minutos finais, a Letônia liderava por 81 a 63.
Recuperar 18 pontos é uma tarefa difícil, mas quando o adversário está com vontade, é quase impossível. Além disso, a Letônia marcou três pontos imediatamente. É claro que as reviravoltas acontecem no basquete, mas não foi esse o caso. Se falarmos especificamente sobre o último período da partida, o Brasil perdeu por pelo menos 21-23. E repetimos mais uma vez: a chave foi o fracasso no terceiro quarto. Bem, a classificação para as quartas de final estava muito próxima, mas o mais forte avançou mais.
O Brasil perde a chance de conquistar seu terceiro título mundial, e a Letônia, que faz sua estreia no torneio, está fazendo história. A propósito, no primeiro Campeonato Europeu de Basquete (em 1935), a Letônia foi a campeã. Será que sua estreia no cenário mundial será tão bem-sucedida quanto?
Pelo Brasil, Caboclo marcou 20 pontos e pegou 7 rebotes, Matheus fez 14 pontos e Diaz fez 13. O mais produtivo para os letões foi Grazulis – 24 pontos, Zagars 17, Bertanza 14.
Espanha x Canadá – 85:88
CANADA SURVIVE AGAINST THE WORLD CHAMPIONS & BOOK THEIR TICKETS FOR MANILA 🤯#FIBAWC x #WinForCanada 🇨🇦 pic.twitter.com/SGVZ20w8nF
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 3, 2023
Juntamente com a Letônia, o Canadá avançou para as quartas de final do Grupo L. Antes do último quarto, eles estavam atrás da Espanha no placar – 51-73. Mas, no último período, conseguiram um avanço de 29 a 7! Empataram o placar (80-80), assumiram a liderança e depois não perderam a vitória. No entanto, ao mesmo tempo em que a sirene final tocava, as espanholas conseguiram levar o jogo para a prorrogação. Depois de um arremesso de longa distância, a bola bateu no aro e voou para fora (embora pudesse facilmente ter voado para dentro).
Os atuais campeões mundiais estão deixando o torneio. Agora, ou os Estados Unidos vencerão pela sexta vez (tornando-se a equipe mais condecorada do planeta), ou um dos outros sete participantes das quartas de final vencerá pela primeira vez.
1/4 de final
5 de setembro
- Itália – EUA
- Lituânia – Sérvia
6 de setembro
- Canadá – Eslovênia
- Alemanha – Letônia