Autor: Monojit Mandal
O Brasil venceu o Canadá por 69 a 65 em uma partida emocionante na Indonésia Arenas, em uma mudança impressionante de eventos na Copa do Mundo de Basquetebol FIBA 2023. A vitória estendeu a série de vitórias do Brasil sobre o Canadá para seis jogos, com a última conquista ocorrendo em 1978.
O excelente planejamento e a execução detalhada do Brasil proporcionaram um desempenho decisivo nessa partida incrível. O técnico principal da equipe brasileira, Gustavo Conti, elogiou o esforço de seus jogadores, dizendo: “Foi um bom jogo em termos de nossa estratégia”. “Nós decidimos desacelerar o jogo quando chegamos ao ponto de completar a rota de reconhecimento. Foi um pouco fora do comum para nós conseguirmos isso, mas os jogadores fizeram um trabalho excelente para cortar isso. Essa vitória é totalmente devida a eles“.
I’m quite impressed by Bruno Caboclo’s ground coverage pic.twitter.com/j70h5Tu061
— Francesco Semprucci (@fra_sempru) September 2, 2023
O atacante titular do Brasil, Bruno Caboclo, enfatizou a dedicação da equipe à estratégia do técnico, acrescentando: “Acho que fizemos um jogo muito bom”. Seguimos as orientações do nosso técnico. Reconhecemos a visão deles e seguimos suas ações. O jogo não seria de alto volume, e precisamos fazer isso para ganhar esse jogo.”
O jogo emocionante teve um pico no quarto quarto quando Yago Santos se destacou, fazendo jogadas vitais que levaram o Brasil à vitória. As atuações de Santos, que incluíram dois lances críticos, deram aos submarinos uma vantagem de 64 a 60 que eles não perderiam mais. No entanto, foi o excelente esforço de Bruno Caboclo, com um duplo-duplo de 19 pontos e 13 rebotes, que manteve o Brasil no jogo durante todo o tempo. Caboclo também adicionou três bloqueios e dois selos, enquanto arremessava 7 de 13 do campo.
Do outro lado da quadra, o técnico-chefe do Canadá, Jordi Fernandéz, elogiou a força do Brasil, dizendo: “É preciso dar muito crédito ao Brasil por essa vitória”. Eles trabalharam muito. Presumi que estávamos bem no dia a dia. Tínhamos uma chance, mas, obviamente, não estávamos dispostos a trocar o chão, mover a bola ou mover os corpos por um outro. É bastante difícil ganhar quando você joga dessa maneira.”
O Canadá, que perdia por 55 pontos no final do terceiro quarto, teve seu momento alterado drasticamente quando um ponto de Lucas Dias reduziu a diferença para sete pontos. A rara equipe brasileira capitalizou essa virada de momento, conquistando uma vitória dramática que os deixou empolgados para o próximo jogo contra a Letônia.