Autor: Serg Atrakhov
O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões foi realizado em Mônaco. 32 equipes foram divididas em oito grupos. Dois melhores clubes de cada quarteto avançarão para as oitavas de final. Os jogos das seis rodadas da fase de grupos estão programados para o período de 19 de setembro a 13 de dezembro de 2023.
Grupo A
Brasileiros no grupo: Casemiro, Anthony (ambos MJ).
Algo incrível teria que acontecer para que o Bayern (impulsionado por Kane) e o Manchester não conseguissem sair desse grupo.
Grupo B
Brasileiros no grupo: Gabriel, Jesus, Martinelli (Arsenal), Ramalho (PSV), Fernando (Sevilla).
O claro favorito do quarteto é o Arsenal de Londres. Em outros tempos, o Sevilla teria sido o segundo candidato aos playoffs, mas agora o time está com sérios problemas financeiros. Por causa disso, o atual vencedor da Liga Europa vende os melhores jogadores e teve um péssimo início de temporada: 4 derrotas em 4 jogos. Mas como os espanhóis são os “reis da Liga Europa”, vamos supor que eles ficarão em terceiro lugar no grupo e irão para seu torneio favorito, onde “farão barulho” por hábito. Suponhamos que a empresa “Arsenal” seja a “Lance”. Na disputa entre os vice-campeões da Holanda e da França, suas chances são vistas como preferíveis.
Grupo C
Brasileiros no grupo: Jesus, Nathan (Napoli), Militao, Rodrigo, Vinicius (Real), Magalhaes, Carvalho (Braga).
O Real Madrid está entre os principais candidatos ao troféu da Liga dos Campeões a cada temporada. E o time de Madri já alcançou esse objetivo 14 vezes (o maior número nesse torneio). Automaticamente, gostaríamos de prever que o campeão italiano Napoli passará com eles do grupo, mas o Union pode não concordar com isso. Os alemães começaram a temporada com três vitórias, marcando 4 gols por partida. Se mantiverem essa atitude, podem causar sensação.
Grupo D
Brasileiros no grupo: Morato, Cabral, Neres (Benfica), Carlos Augusto (Inter), Fernando, Douglas Mendez (Salzburg).
A Inter de Milão, finalista da última Liga dos Campeões, teve uma empresa de transferências competente e deve vencer o grupo sem problemas. O Salzburg sagrou-se campeão austríaco pela décima vez consecutiva na última temporada, mas o título de time mais forte de Portugal está mais cotado. Portanto, o Benfica, com a ajuda do trio brasileiro em sua escalação, deve chegar a 1/8. A “Real Sociedad” certamente “arrancará” alguns pontos dos adversários, mas não mais do que isso.
Grupo E
Brasileiros no grupo: Paixao (Feyenoord), Lino (Atlético), Felipe Anderson, Marcos Antonio, Andre Anderson (Lazio).
No sorteio do ano passado, o Atlético fracassou, ficando inesperadamente em último lugar no grupo. O Madrid não tem o direito de permitir isso pelo segundo ano consecutivo. Suponhamos que, junto com a equipe de Diego Simeone, a Lazio, vice-campeã italiana, entre nos playoffs, deixando para trás os campeões da Holanda e da Escócia.
Grupo F
Brasileiros no grupo: Marquinhos (PSG), Bruno Guimarães, Joelinton (Newcastle).
O grupo mais interessante. Cada equipe pode surpreender. O Milan, que chegou às semifinais no último sorteio, reforçou sua equipe e agora é visto como o líder do quarteto. O PSG está montando um novo elenco com jogadores de alta qualidade, mas que ainda não jogaram juntos. Suas chances dependerão da permanência de Mbape no clube por mais uma temporada. O Borussia vendeu sua principal estrela, Bellingham, para o Real Madrid, mas reforçou Nmecha e Sabitzer. Se o Dortmund conseguir tirar proveito da reestruturação do PSG, deve chegar ao 1/8. Os proprietários do Newcastle, da Arábia Saudita, estão investindo generosamente no desenvolvimento do clube (incluindo a compra de Tonalli do Milan), mas isso ainda não está dando resultados nesta temporada.
Grupo G
Brasileiros no grupo: Ederson (Man City).
Não há nenhuma intriga nesse quarteto. O atual vencedor do torneio, o Man City, deve avançar para as oitavas de final com o Leipzig. A propósito, nas oitavas de final da última temporada, o City derrotou os alemães por 8:1 no total (1:1, 7:0). Os outros dois clubes estão lutando entre si pelo terceiro lugar e pela promoção para a Liga Europa. A propósito, será interessante dar uma olhada em Josko Gvardiol. Neste verão, o zagueiro foi transferido do Leipzig para o Man City por 90 milhões de euros.
Grupo H
Brasileiros no grupo: Rafinha (Barcelona), Wendel, Galeno, Pepe (Porto), Pedrinho, Newerton (Shakhtar).
Provavelmente, você mesmo indicará o clube que ficará em primeiro lugar nesse grupo. E a equipe que certamente ficará em segundo lugar também. Na luta pelo terceiro lugar, entre os campeões da Ucrânia e da Bélgica, a Antuérpia parece ser a favorita.
Também durante o sorteio, foram anunciados o Melhor Jogador e o Melhor Técnico da UEFA da temporada 2022/23.
Na primeira indicação, o prêmio foi para o atacante do Manchester City, Erling Haaland. Na última temporada, ele se tornou o artilheiro da Liga dos Campeões e ajudou o City a conquistar o troféu. Durante a votação, ele passou seu companheiro de equipe Kevin De Bruyne e Lionel Messi, que passou a última temporada no PSG.
Josep Guardiola foi eleito o melhor técnico da última temporada pela UEFA. A escolha é óbvia – o espanhol levou o Man City à vitória em três torneios ao mesmo tempo: a Premier League, a FA Cup e a Liga dos Campeões. Nesse cenário, Simone Inzaghi, que chegou à final da Liga dos Campeões com a Inter de Milão, e Luciano Spalletti, que venceu a Série A italiana com o Napoli, parecem mais modestos.
Vale ressaltar que os três finalistas foram determinados por: treinadores dos clubes que disputaram competições europeias na última temporada, treinadores das equipes nacionais que representam a UEFA e vários jornalistas.