Autor: Serg Atrakhov, Vishwajit Sawant
Fortaleza (Bra) – América MG (Bra) – 2:1
A Arena Castelão estava lotada com mais de 55.000 torcedores apaixonados, e o Leão do Pici não decepcionou. Durante todo o primeiro tempo, o Fortaleza mostrou amplo domínio, controlando a posse de bola e orquestrando jogadas de ataque com facilidade. A abertura do placar aconteceu aos 21 minutos, quando Guilherme cabeceou com força o cruzamento de Tinga e balançou as redes, vencendo o goleiro Cavichioli, do América-MG.
Apesar das tentativas do América de reagir, a defesa firme e a habilidade de contra-ataque do Fortaleza mantiveram o time no controle. As jogadas de impacto de Marinho resultaram no segundo gol do Fortaleza aos 64 minutos, aproveitando um erro de Cavichioli e garantindo uma vantagem confortável para o Leão do Pici. Além disso, no segundo tempo, Guilherme acertou o travessão e o gol de Lucero foi anulado por impedimento.
Nos instantes finais, o América-MG conseguiu descontar com Breno, mas não foi suficiente para alterar o resultado da partida.
A propósito, nesta temporada o Fortaleza já ganhou 4 milhões e 450 mil em prêmios em dinheiro por participar da Copa dos Libertadores e da Copa Sul-Americana. Chegar à final renderá mais dois milhões, e o campeonato – mais cinco. O América, que ganhou 2 milhões e 350 mil dólares, deixa o torneio. Agora, a tarefa da equipe é tentar não sair voando do campeonato brasileiro. A equipe está em último lugar, atrás do 16º colocado por 8 pontos. Será que dezoito rodadas serão suficientes para permanecer na elite?
São Paulo (Bra) – LDU Quito (Ecu) – 1:0 (pênalti 4-5)
A derrota por 1 x 2 no Equador poderia ser justificada pelas características climáticas da região. Mas no Morumbi, os torcedores locais esperavam um jogo completamente diferente do São Paulo. É improvável que eles tenham ficado satisfeitos com o fato de que, já no segundo minuto, Alvarado acertou o travessão. Graças a isso, Rafael conseguiu acertar o canto. Antes do intervalo, os anfitriões não criaram muitas chances, e as que criaram foram desperdiçadas de forma medíocre. Você pode se lembrar de apenas duas tentativas no meio do primeiro tempo – Dominguez defendeu os chutes de Luciano e Calleri.
No início do segundo tempo (49 minutos), Alvarado recebeu o vermelho direto por uma falta dura, deixando os visitantes em desvantagem. Sim, os anfitriões começaram a ter chances com mais frequência, com 16 chutes. Apenas Calleri conseguiu marcar três vezes, mas Dominguez jogou com confiança. Aos 57 minutos, Alisson chutou na trave direita do gol da LDU. Seria simplesmente indecente não marcar um gol em casa, jogando a maior parte do tempo. Aos 77 minutos, Hames cobrou um escanteio na cabeça de Arboled – 1 x 0. É claro que isso não é suficiente. Mas pelo menos o placar da soma de dois jogos ficou igual.
Como não conseguiram pressionar o adversário, tiveram que aceitar que o destino do duelo seria decidido na disputa de pênaltis. Nove dos dez jogadores chutaram com precisão. Os segundos golpes da série foram decisivos. Hames lançou a bola por cima do portão…. De um colombiano experiente, o clube esperava algo completamente diferente. Mas essa falha não poderia ter sido fatal, porque o Alzugaray acertou a trave… mas o argentino teve sorte – a bola não voou para o campo, mas para o gol. Jhojan Julio fechou o placar com seu quinto gol, levando a LDU para as semifinais. Lá, a equipe está esperando pelo “Defesa e Justiça” argentino.
O São Paulo deixa o torneio com um total de dois milhões e meio em prêmios. Nesta temporada, a equipe ainda pode se salvar. Primeiro, ela disputará a final da Copa do Brasil (17 e 24 de setembro) contra o Flamengo. Ou seja, pela primeira vez em sua história, é bem possível levar esse troféu. No campeonato, o time de Dorival Júnior caiu para o 11º lugar, mas apenas 8 pontos o separam da terceira linha.
Casais da semifinal (27 de setembro e 4 de outubro).
- Defesa e Justiça (Arg) – LDU (Ecu)
- Corinthians (Bra) – Fortaleza (Bra)
Com um feito histórico, o Fortaleza inscreveu seu nome na história do futebol como o primeiro time nordestino a garantir vaga nas semifinais de um torneio continental. Seu adversário será o Corinthians (em maio, eles empataram em 1 a 1 na 4ª rodada do campeonato, na Arena Neo Química), o que garante a participação de pelo menos um time brasileiro na grande final, marcada para 28 de outubro, em Montevidéu.