Autor: Serg Atrakhov, Vishwajit Sawant
Olimpia Asuncion (Par) – Fluminense (Bra) – 1:3
Em uma reviravolta surpreendente nesta quinta-feira (31), o Fluminense marcou um retorno triunfal às semifinais da Copa Libertadores, garantindo uma vitória por 3 a 1 sobre o Olimpia no Paraguai. A vitória veio após uma pausa de 15 anos para a equipe do Rio de Janeiro, que agora enfrentará o Internacional na próxima fase do torneio.
O jovem atacante John Kennedy desempenhou um papel fundamental na conquista, marcando o primeiro gol em um rápido contra-ataque durante o primeiro tempo e dando assistência para o segundo gol, marcado por Germán Cano. O atacante argentino fechou o placar com um terceiro gol na prorrogação, solidificando sua posição como artilheiro do torneio com nove gols. Aos 72 minutos do segundo tempo, os anfitriões estavam em desvantagem numérica – Cardoso recebeu o segundo cartão amarelo. O Olímpia conseguiu marcar um gol de consolação com Zabala no final do primeiro tempo, mas não foi suficiente para derrubar a vantagem do Fluminense.
O placar agregado de 5 a 2 a favor do Fluminense mostra seu domínio sobre o time paraguaio, já que também garantiu uma vitória por 2 a 0 no Maracanã em uma partida anterior. Esse triunfo marca apenas a segunda vez na história que o Fluminense chega às semifinais da Libertadores, já que a tentativa anterior, em 2008, levou a uma derrota dolorosa nos pênaltis para a LDU na final.
O Fluminense já ganhou 9 milhões e 150 mil em prêmios (para comparação, o Inter ganhou 9 milhões e 150 mil). Por chegar à final, o vencedor receberá mais 7 milhões. Talvez o Flu seja o favorito nessa dupla. No momento, no campeonato, o clube está entre os cinco primeiros, à frente da Inter (14º lugar) por dez pontos. A propósito, em julho eles jogaram no Maracanã na 14ª rodada. Diniz venceu Eduardo por 2 a 0.
O confronto da semifinal contra o Internacional promete ser emocionante, com as datas-base marcadas para 27 de setembro e 4 de outubro. O Fluminense garantiu a vantagem de jogar o jogo de ida no icônico estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A Conmebol deve confirmar em breve as datas e os horários exatos das partidas.
Casais da semifinal
- Boca Juniors (Arg) – Palmeiras (Bra)
- Internacional (Bra) – Fluminense (Bra)
A Conmebol confirmará em breve as datas e horários exatos das semifinais. Preliminarmente, serão 27 de setembro e 4 de outubro. O Palmeiras jogará a primeira partida na Bombonera e depois receberá o Boca no Allianz Parque. O Fluminense começa em casa, no Maracanã.