Autor: Vishwajit Sawant
Defensa y Justicia (Arg) – Botafogo RJ (Bra) – 2:1
Depois de uma impressionante série de 19 jogos invictos, o Botafogo enfrentou uma derrota decepcionante, caindo por 2 a 1 para o Defensa y Justicia nas quartas de final da Sul-Americana. A partida, disputada na quarta-feira, pôs fim à notável sequência do Botafogo, já que o time argentino aproveitou a vantagem de jogar em casa para garantir uma vaga na próxima rodada da competição.
A disputa começou com um Defensa y Justicia determinado, assumindo o controle logo no início, e seus esforços deram resultado aos 15 minutos, quando Nicolás Fernández marcou o segundo gol, explorando as vulnerabilidades defensivas da equipe do Botafogo. O gol deu aos argentinos uma vantagem crucial e colocou o time brasileiro em desvantagem.
No entanto, o Botafogo demonstrou resiliência e conseguiu empatar o jogo nos últimos instantes do primeiro tempo. Lucas Fernandes cobrou uma falta, a bola bateu no travessão, ricocheteou no goleiro Bologna e mal cruzou a linha do gol antes da interferência de um zagueiro. A intervenção do VAR confirmou a legitimidade do gol de empate, dando nova vida às aspirações do Botafogo.
No segundo tempo, o Defensa y Justicia recuperou a liderança, mais uma vez com a finalização certeira de Nicolás Fernández aos 72 minutos. O gol bem anulado do atacante foi insuperável para o Botafogo, que não conseguiu repetir o poder de recuperação anterior. Aos 79 minutos, Gabriel teve a chance de “trazer de volta” o Botafogo, mas seu chute debaixo da trave foi desviado por Enrique Bologna para escanteio. Observe que o Botafogo ganhou US$ 2,8 milhões em prêmios em dinheiro nesse sorteio da Copa Sul-Americana.
Com essa vitória, o Defensa y Justicia agora aguarda o resultado do confronto entre São Paulo e LDU, marcado para quinta-feira no Estádio do Morumbi. O time equatoriano tem atualmente uma vantagem de 2 a 1 no jogo de ida, o que torna a próxima partida decisiva para ambas as equipes.