Autor: Barkha Roy
Em meio a uma atmosfera vibrante na quadra 17, repleta de fervorosos torcedores americanos e brasileiros, Taylor Townsend, dos Estados Unidos, garantiu uma vitória difícil sobre Beatriz Haddad Maia, 19ª colocada, do Brasil, com um placar de 7-6(1), 7-5. Esse desempenho triunfante levou Townsend à terceira rodada do US Open. Ao mesmo tempo, a brasileira continuou a se destacar em duplas. Jogando ao lado de Azarenka, ela está contando com um troféu.
Exercitando-se por pouco mais de duas horas, Townsend conseguiu vencer dois sets muito disputados. Essa conquista marcou seu retorno à terceira rodada de um evento de simples do Grand Slam, um feito que ela realizou pela última vez há quatro anos, durante sua impressionante corrida até as oitavas de final do US Open – seu melhor desempenho em simples em um grande torneio.
Let that scream out!
🇺🇸 Taylor Townsend takes the first set against 🇧🇷 Beatriz Haddad Maia in spectacular fashion. pic.twitter.com/pxfnIXASRR
— US Open Tennis (@usopen) August 30, 2023
Classificada em 132º lugar no ranking de simples, a vitória de Townsend marcou sua segunda vitória sobre uma adversária entre as 20 melhores este ano. Notavelmente, ela já havia derrotado Jessica Pegula, terceira colocada, nas quadras de saibro de Roma. A entrada de Townsend no sorteio principal foi garantida como a última participante direta.
O primeiro set foi marcado por uma intensa batalha de jogos de serviço, que não resultou em nenhuma quebra, embora Haddad Maia, semifinalista de Roland Garros deste ano, tenha evitado dois set points em um momento crucial de 6-6. No entanto, o domínio de Townsend nas potentes devoluções de serviço permitiu que ela assumisse o controle do tiebreak, vencendo-o no final.
No set seguinte, o forehand vigoroso de Townsend forçou um erro de Haddad Maia, garantindo-lhe uma quebra fundamental e uma vantagem de 6 a 5. No game seguinte, Haddad Maia cometeu um erro de forehand no terceiro match point de Townsend.
Além de seu sucesso em simples, Townsend também teve um ano notável em duplas. Ela ganhou três títulos com parceiros diferentes, chegou a duas finais de Grand Slam e subiu para o top 5 do ranking.
What an explosive move from Taylor Townsend! 🤯 pic.twitter.com/0F4jLoZaTE
— US Open Tennis (@usopen) August 30, 2023
O próximo desafio de Townsend será na terceira rodada, quando ela enfrentará Karolina Muchova, 10ª cabeça de chave, da República Tcheca. Muchova também está em boa forma, tendo recentemente chegado à final do Aberto da França e do Masters de Cincinnati. Ela derrotou Magdalena Frech, da Polônia, por 6-3 e 6-3 na segunda rodada.
Curiosamente, Elena Rybakina, a quarta cabeça de chave, também avançou para a terceira rodada no mesmo quarto do sorteio, beneficiando-se de um walkover quando Ajla Tomljanovic desistiu devido a uma lesão.