Autor: Serg Atrakhov, Vishwajit Sawant
Internacional (Bra) – Bolivar (Bol) 2-0 (1-0)
Há dois meses, Enner Valencia, de 33 anos, entrou para a equipe como “agente livre”. O participante dos campeonatos mundiais de 2014 e 2022 conseguiu entrar em campo em sete partidas do campeonato brasileiro, mas até agora marcou apenas uma assistência na 18ª rodada. É verdade que foi ela quem empatou – 2:2 com o Corinthians aos 99 minutos do segundo tempo.
Muito mais bem-sucedido é o artilheiro da história da equipe nacional do Equador (40 gols) em favor de um novo clube na Copa Libertadores: 4 jogos – 4 gols. Nas oitavas de final, ele marcou contra o River Plate fora de casa (1:2). Em seguida, conquistou a vitória no jogo fora de casa contra o Bolívar (1 x 0), marcando aos 16 minutos do segundo tempo.
No Beira-Rio, ele também conseguiu marcar um gol logo no início da partida. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Wanderson entrou na área e cabeceou exatamente na cabeça do atacante – 1 a 0. Aos 26 minutos do segundo tempo, Valencia marcou novamente, mas o gol foi anulado por impedimento.
No início do segundo tempo, Ronnie Fernandez conseguiu empatar, mas Rochet defendeu após seu chute no centro do gol. “Se você não fizer o gol, eu faço”, pensou Valencia, e aos 60 minutos ele acertou o canto mais distante do gol. Carlos Lampe teve apenas que tirar a bola do gol – 2:0.
A intensidade da partida foi brevemente interrompida quando gás de pimenta afetou tanto os jogadores quanto os espectadores, levando a uma interrupção de oito minutos no jogo. Apesar dessa interrupção, o Inter não se intimidou e continuou a mostrar seu domínio. No segundo tempo, o Inter manteve o ritmo ofensivo e esteve perto de ampliar a vantagem com gols quase perdidos.
O resultado final do duelo era claro, mas os visitantes poderiam marcar um “gol de prestígio”. Aos 82 minutos do segundo tempo, o zagueiro do Inter fez um gol de mão. O árbitro usou o VAR e concedeu um pênalti. Mas Sergio Rochet defendeu a bola, que Ronny Fernandez mandou para o canto inferior.
A última vez que o Internacional jogou nas semifinais desse torneio foi em 2015, perdendo para o Tigres por 3 a 4 no placar agregado.
Agora, nas semifinais, o Internacional provavelmente jogará contra o Fluminense, que na primeira partida das quartas de final venceu o Olimpia Asuncion, do Paraguai, fora de casa, por 2 a 0.
A propósito, por ter chegado às semifinais, o Inter ganhou 2 milhões e 300 mil dólares em prêmios. No total, a equipe já ganhou 9 milhões e 150 mil dólares na atual Copa Libertadores. Chegar à final trará mais 7 milhões, e ganhar a Copa – 18.