Autor: Soorya G
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira a desistência do atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, para os primeiros jogos do torneio classificatório da CONMEBOL para a Copa do Mundo de 2026. Em seu lugar, o técnico Fernando Diniz convocou Raphinha, do Barcelona. De acordo com o comunicado da CBF, o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, entrou em contato com o departamento médico do Real Madrid, que forneceu os resultados dos últimos exames médicos de Vinicius Jr.
O atacante sofreu uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita. O período de recuperação é estimado em seis semanas, com base na avaliação do clube espanhol. A lesão deixou Vinicius de fora dos jogos contra a Bolívia, em 8 de setembro, em Belém, e contra o Peru, no dia 12, em Lima. Os jogadores selecionados para as partidas das eliminatórias se reunirão na capital na noite de segunda-feira.
Raphinha retorna à Seleção depois de ter sido titular de Tite na Copa do Mundo. Ausente nas duas convocações de Ramon Menezes, o atacante do Barcelona disputou 16 partidas com as cores da Seleção, nas quais balançou as redes em cinco ocasiões. Durante a Copa do Mundo do Catar, o jogador do Barcelona participou dos cinco jogos da equipe nacional, sendo titular em quatro e entrando como reserva na derrota para Camarões, quando Tite optou por um time totalmente reserva no início. Raphinha foi substituído por Antony no segundo tempo do jogo contra a Croácia, que levou à eliminação do Brasil.
Tendo vencido o campeonato espanhol com o Barcelona, o brasileiro teve uma contribuição notável na última parte da temporada após a Copa do Mundo. Em seu primeiro ano no clube catalão, ele disputou 50 partidas, marcou dez gols e deu 12 assistências. Na atual temporada, Raphinha foi titular na partida de abertura do Campeonato Espanhol, mas foi expulso contra o Getafe aos 42 minutos do primeiro tempo.