Autor: Chandra Moulee Das
O cabeça-de-chave número um do US Open, Carlos Alcaraz, teve uma noite inesperadamente precoce no Arthur Ashe Stadium na terça-feira. Seu adversário, Dominik Koepfer, abandonou a partida enquanto Alcaraz liderava por 6-2 e 3-2 após 60 minutos de jogo.
O jogador alemão, que ocupa a 75ª posição no ranking mundial, sofreu uma lesão incomum no tornozelo em apenas seis pontos da partida. Isso ocorreu quando ele torceu o tornozelo esquerdo enquanto se movia para trás, exatamente quando um golpe de Alcaraz ultrapassou a linha de base.
The dropshot is working for Carlos tonight on Ashe 🌠 pic.twitter.com/57S2GEtywM
— US Open Tennis (@usopen) August 30, 2023
Koepfer recebeu tratamento quando o placar estava empatado (deuce) no primeiro jogo e lutou até o meio do segundo set. No entanto, a dor crescente e o risco de agravar a lesão acabaram forçando-o a desistir.
Alcaraz disse na interação após a partida: “Obviamente, não é a melhor maneira de passar para a próxima rodada. É uma pena para ele, mas eu estava me sentindo muito bem na quadra. É uma quadra em que eu adoro jogar. Senti a mesma energia que senti no ano passado.“
Carlos Alcaraz is into Round 2 after Dominik Koepfer retires following an ankle injury in the first set. pic.twitter.com/pijmD4EMNr
— US Open Tennis (@usopen) August 30, 2023
O espanhol, que enfrentará o sul-africano Lloyd Harris na próxima rodada, tem como objetivo alcançar um feito raro: tornar-se o primeiro jogador a defender com sucesso o título masculino do US Open desde as cinco vitórias consecutivas de Roger Federer de 2004 a 2008. Devido ao fato de ser o atual campeão, Alcaraz perderá 2.000 pontos e perderá sua posição de número 1 do mundo no Pepperstone ATP Rankings em 12 de setembro para Novak Djokovic.
Essa mudança na classificação ocorrerá independentemente de seu desempenho no torneio, já que Djokovic não tem pontos a defender devido à sua ausência no evento do ano passado.
Alcaraz deverá enfrentar o italiano Jannik Sinner nas quartas de final. Esse possível confronto seria uma revanche de seu memorável encontro de cinco horas em Flushing Meadows no ano passado, durante o qual o italiano teve uma oportunidade de match point.
Enquanto isso, o qualifier brasileiro Felipe Meligeni Alves saiu vitorioso contra o australiano James Duckworth com um placar de 6-4, 7-6 (11), 6-3 e avançou para a segunda rodada do US Open. A partida durou 2 horas e 15 minutos. Essa é a primeira vitória de Felipe no sorteio principal de um torneio do Grand Slam. O próximo adversário do 168º do ranking mundial será o argentino Sebastian Baez, que derrotou Born Coric (7-5, 7-5, 6-1).
“Eu sabia que seria difícil, não há jogadores comuns aqui, ele é um especialista em quadras rápidas, muito agressivo. Essa foi a melhor partida que já joguei em toda a minha carreira… Eu me senti como se estivesse jogando no Brasil, os rapazes me receberam desde o início do jogo, torcendo comigo.“