Autor: Soorya G
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, calou todos os rumores sobre a possível saída do técnico Jorge Sampaoli, afirmando com firmeza sua posição. Após o sorteio das finais da Copa do Brasil, que definiu o Maracanã para a abertura, no dia 17, e o Morumbi para a grande final, no dia 24 de setembro, Landim concedeu uma entrevista coletiva na sede da CBF.
“É óbvio que Jorge Sampaoli vai ficar. Estamos no meio de uma temporada com dois jogos decisivos. Normalmente, as avaliações são feitas no final do ano“, – disse Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.
Essa declaração de Landim pode ser considerada uma reação às palavras do ex-presidente do Flamengo, Kleber Leite, que comandou o clube de 1995 a 1998 (ele também foi vice-presidente de 2005 a 2008). Leite observou que o clube precisava de uma “sacudida” urgente para “salvar a temporada”. Em uma carta aberta em seu blog pessoal, ele insiste na necessidade urgente de substituir Jorge Sampaoli por Mano Menezes, ou mesmo pelo jogador da equipe Filipe Luis (antes do final do ano). A principal preocupação do ex-presidente do clube é o desempenho da equipe na Copa do Brasil.
“Este treinador (Sampaoli) não tem sintonia fina com os jogadores e muito menos com o torcedor. Mude!!! Mexa!!! Transforme!!!“, – ele escreveu.
Contratado em abril como substituto de Vítor Pereira, o contrato de Jorge Sampaoli com o Flamengo se estende até dezembro de 2024. Assim, mesmo que um baile de despedida se aproxime no final de 2023, a taxa de saída do veterano, acompanhada da parte de sua comissão técnica, precisa ser paga pelo clube.
O presidente em exercício também aproveitou a oportunidade para discutir a reforma em andamento do gramado do Maracanã. O estádio permanecerá fechado até o jogo de ida da final do Campeonato Paulista. Por conta disso, o Flamengo realizará sua partida contra o Athletico no dia 13 de setembro, em Cariacica, no Espírito Santo. No entanto, o Flamengo ainda está aguardando um relatório oficial sobre quando o Maracanã estará disponível para uso.
“A única coisa que eu tenho em relação ao gramado é que o Severiano Braga (Diretor Geral do Maracanã) me deu um prazo para a avaliação do gramado, no máximo até amanhã de manhã. A equipe da Greenleaf avaliou o gramado para determinar o trabalho de recuperação necessário e o prazo. É com base nessa análise e no trabalho técnico que vamos nos posicionar“, esclareceu Landim.