Autor: Barkha Roy
Após um período de seca de gols, Germán Cano voltou a se destacar com a camisa do Fluminense, reconquistando o título de maior artilheiro do futebol mundial em 2023, ao lado do atacante belga Hugo Cuypers, do Gent-BEL, ambos com impressionantes 31 gols nesta temporada.
Depois de uma sequência triunfante de gols nos últimos três jogos consecutivos, o jogador que veste a camisa 14 superou mais uma vez Erling Haaland, do Manchester City-ENG, que chegou a 30 gols. Além de superar o norueguês, que conquistou a vitória na Liga dos Campeões, o atacante argentino do Fluminense lidera o grupo à frente de craques como Cristiano Ronaldo, Mbappé e Benzema.
No contexto brasileiro, o candidato mais próximo ao recorde de Cano é Pedro, do Flamengo, que marcou 27 gols em 2023. Isso o coloca um passo à frente de Tiquinho Soares, do Botafogo, o atual artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro, com 13 gols marcados.
Cano assumiu firmemente o título de artilheiro da Copa Libertadores, dividindo essa distinção com Paulinho, do Atlético-MG, ambos com uma impressionante contagem de sete gols cada. No entanto, o dínamo argentino ainda tem um jogo garantido no horizonte, além do potencial de uma vaga na semifinal. O caminho para essa conquista foi pavimentado quando o Fluminense garantiu sua vaga após uma conquista retumbante por 2 a 0 sobre o Olimpia-PAR no venerado estádio do Maracanã.
Desde que passou a jogar no Fluminense, Cano já disputou 114 partidas, marcando impressionantes 75 gols. Na temporada anterior, o camisa 14 conquistou o título de artilheiro do Brasil, com incríveis 44 gols. Acrescentando versatilidade ao seu repertório, Cano também contribuiu com oito assistências para a causa do Fluminense nessas partidas. Na Série A, ele balançou as redes sete vezes, ficando atrás da liderança de Tiquinho por uma margem de seis gols.
O cenário agora está pronto para o ressurgimento do Fluminense, que se prepara para entrar na Arena da Ligga, em Curitiba, no domingo, dia 27. Seu adversário será o Athletico, pela Série A do Campeonato Brasileiro, com a partida começando às 18h30 (horário de Brasília). Com seus esforços determinados, o Fluminense conquistou a louvável marca de 34 pontos em 20 partidas muito disputadas na competição.