Autor: Soorya G
LDU (Ecu) – São Paulo (Bra) – 2:1
O São Paulo sofreu mais do que um revés ao ser derrotado pela LDU de Quito, do Equador, no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.
Anteriormente, essas equipes se enfrentaram quatro vezes. Na Copa Libertadores de 2014, eles estavam no mesmo grupo. O São Paulo perdeu fora de casa por 0 x 3, tendo vencido em casa por 1 x 0. Ambos os clubes avançaram para as oitavas de final e os brasileiros chegaram às semifinais do torneio. Três anos atrás, na Copa Libertadores de 2020, eles estavam novamente no mesmo quarteto. O São Paulo venceu em casa – 3:0, mas perdeu fora – 2:4, e não saiu do grupo, ficando em terceiro lugar.
Qualquer clube que for ao estádio Casa Blanca, em Quito, terá muita dificuldade. A arena está localizada a uma altitude de 2.850 metros acima do nível do mar e é um dos dez estádios mais altos do continente. O ar nessa altitude é mais rarefeito, e o baixo teor de oxigênio afeta o sistema cardiovascular e os músculos. Mais acostumados a isso, os donos da casa costumam ter uma vantagem adicional. No entanto, os especialistas não previram que o São Paulo seria tão desamparado no primeiro tempo. Jhojan Julio abriu o placar já aos 2 minutos e, aos 25, deu uma assistência para Renato Ibarra.
Preste atenção às estatísticas de chutes antes do intervalo – LDU 9 – São Paulo 0! Rafael salvou repetidamente os visitantes, e apenas 0:2 no intervalo é seu mérito.
A equipe de Dorival Júnior conseguiu se adaptar um pouco às peculiaridades do estádio somente aos 70 minutos do segundo tempo. Aos 81 minutos, Lucas Moura marcou o gol importantíssimo – perdendo por 1 x 2, será muito mais fácil jogar em casa.
Dorival Júnior: “Acho que os gols logo de inicio quebraram a confiança da nossa equipe. Em momento nenhum nos reconhecemos dentro de campo, muito também pela objetividade da LDU. Pela prmeira vez tomamos dois gols na primeira etapa. Isso nos proporcionou uma insegurança muito grade e a equipe adversária soube aproveitar muito bem…. Não existe derrota que te deixe tranquilo. Sou muito sincero em falar: viemos tentando o melhor resultado possível…. Temos que lutar e trabalhar muito para reverter esse resultado inicial. Merecimento eles tiverem, mas é um jogo de 180 minutos e temos capacidade para fazer melhor do que fizemos hoje” – concluiu o treinador.
América-MG (Bra) – Fortaleza (Bra) – 1:3
O jogo entre as duas equipes brasileiras em Fortaleza e o América MG acabou acontecendo da forma esperada, já que os problemas do América continuaram.
A propósito, na sétima rodada do campeonato brasileiro, o Fortaleza perdeu de 1 a 2 para o Independência. Essa derrota deve ser especialmente decepcionante para a equipe, pois em 19 rodadas o América conquistou apenas 2 vitórias, estando no momento em último lugar, 11 pontos atrás do 16º lugar salvador.
O desejo de se vingar era muito forte, então, no primeiro tempo, os anfitriões foram simplesmente varridos do campo. Aos 15 minutos, Tinga mandou um passe na área para Guilherme – 0 x 1. Aos 22, Tomas Pochettino fez 2 a 0 e, aos 41, Guilherme marcou dois gols – 3 a 0. Observe que, aos 31 minutos do primeiro tempo, o gol do América foi anulado por impedimento.
No segundo tempo, João Ricardo salvou após um chute de Emmanuel Martinez, mas aos 69 minutos Gonzalo Mastriani ainda diminuiu a diferença – 1:3. Observe que esse foi o 15º confronto direto entre as equipes. Agora o Fortaleza tem 10 vitórias e um empate. O América venceu 4 vezes e espera obter a quinta vitória em uma semana no “Castelão”.