Autor: Amrit Santlani
Depois de causar uma enorme polêmica ao beijar Jenni Hermoso nos lábios após a vitória da Espanha contra a Inglaterra na Copa do Mundo da FIFA, o presidente da federação espanhola, Luis Rubiales, recusou-se a renunciar. Anteriormente, foi relatado que Rubiales, que já havia se desculpado por suas atitudes, deveria renunciar na sexta-feira, mas, em vez disso, ele ofereceu uma explicação dizendo que o beijo foi “consensual”.
O jogador de 46 anos discursou na assembleia geral da RFEF, alegando que um “assassinato social” está ocorrendo contra ele.
Nossa avaliação depois de assistir ao vídeo
(reconhecemos o direito de todos a qualquer opinião sobre esta situação)
Sim, beijar alguém sem pedir consentimento é errado. Mas Rubiales pediu desculpas por isso. Parece que a situação está artificialmente “inflada”. Pense por si mesmo: do que o funcionário é acusado, os verdadeiros criminosos preferem fazer sem testemunhas. Mas esse episódio aconteceu em local público, quando há muitas câmeras de TV e gente ao redor. Além disso, o “beijo” durou apenas um segundo. Parece que Rubiales simplesmente não conseguiu conter as emoções após a vitória.
“Não vou me demitir, não vou me demitir. Está ocorrendo um assassinato social”, disse o espanhol. Na quinta-feira, a entidade máxima do futebol mundial abriu um processo disciplinar contra o presidente da RFEF, que voltou a se desculpar na sexta-feira, mas, em vez de renunciar, insistiu que lutará “até o fim. Não mereço essa caça ao homem que estou sofrendo”, acrescentou Rubiales.
O diretor da RFEF se defendeu dizendo que estava tentando animar Hermoso após o pênalti perdido contra a Inglaterra.
“Foi a Jenni quem me levantou. Eu disse a ela para ‘esquecer o pênalti’ e disse a ela ‘um beijinho? e ela disse ‘OK‘”, acrescentou Rubiales.
O administrador que havia sido nomeado presidente da RFEF em maio de 2018 foi amplamente criticado. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, afirmou recentemente que um pedido de desculpas de Luis não era suficiente, e sua vice, Yolanda Diaz, também pediu a renúncia de Rubiales.
É interessante notar que a própria Hermoso foi provocada pelos colegas de equipe sobre o beijo logo após o incidente no vestiário, e ela afirmou que “não gostou”.
No entanto, mais tarde, ela divulgou uma declaração defendendo Rubiales. Após a decisão do veterano de continuar em seu cargo atual, o jogador de futebol do clube masculino espanhol Borja Iglesias anunciou que boicotará os jogos da equipe nacional a menos que Rubiales renuncie.