Autor: Monojit Mandal
Fãs brasileiros de basquete, alegrem-se! A próxima edição do principal torneio de basquete do Brasil, a Liga Nacional de Basquete (NBB), está pronta para quebrar recordes, tornando-se a edição mais expandida da história da liga. O NBB está se preparando para apresentar uma incrível escalação de 19 clubes prontos para competir na temporada 2023/2024, que começa em 21 de outubro. Essa rivalidade promete um espetáculo emocionante, alimentado por torcedores fanáticos e pela ressurreição triunfante de franquias queridas, especialmente Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama.
O trio se junta a Bauru Basket, Brasília Basquete, Caxias do Sul, Coop São José Basketball, Cerrado Basquete, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Sesi Franca, São Paulo, Unio Corinthians e Unifacisa, marcando uma mudança emocionante. Enquanto o rival do NBB 15, Rio Claro, faz uma pausa para renovar suas atividades esportivas, a lista de 19 competidores do NBB 16 o impulsiona para um novo patamar, superando seu antecessor de 2012/2013, que tinha 18 equipes.
O Botafogo, campeão sul-americano em 2019, é destaque na recuperação da liga. O Botafogo retorna à primeira divisão do basquete brasileiro após quatro anos de ausência. Da mesma forma, o Mogi Basquete retorna após uma temporada de rejuvenescimento. Enquanto isso, o Vasco da Gama está em busca de reviver seus dias de glória, reavivando seu programa de basquete profissional após um período sabático de quatro temporadas. O Vasco da Gama espera reviver seus sucessos nas frentes nacional e sul-americana, relembrando suas vitórias no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
O drama em desenvolvimento incluirá uma fase regular atraente marcada por um estilo round-robin em que cada equipe se enfrentará em partidas em casa e fora. Como resultado, os playoffs apresentarão uma dura batalha entre 16 clubes, começando com uma série de três jogos nas oitavas de final, progredindo para uma série de melhor de cinco nas quartas de final e além. Quando a poeira baixar, o renomado vencedor do NBB 16 triunfará em junho de 2024. Embora as regras e a programação do torneio sejam anunciadas em agosto, o emocionante espetáculo será transmitido pela ESPN, SporTV e pelo canal da Liga Nacional de Basquete no YouTube.
Além disso, os fãs de basquete podem aproveitar a Copa Super 8 em janeiro do ano seguinte, uma exibição emocionante das oito melhores equipes da primeira rodada do NBB.